Portal Making Of

CBMSC encerra Estação Verão com 3.272 pessoas salvas em todo o litoral catarinense

Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou a temporada de ações da Estação Verão com a marca de 3.272 pessoas salvas no litoral catarinense. Isso significa que a cada 15 minutos, uma pessoa foi salva pelas equipes do CBMSC. Foram 65 dias de atuação durante a Estação Verão e o trabalho, por meio da Operação Veraneio – a maior da Corporação – continua até o mês de março, na etapa de pós-temporada.

De acordo com os Bombeiros Militares, todas essas pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito e, por conta do trabalho de salvamento, puderam retornar para seus lares com vida. O número de salvamentos reforça o comprometimento e o preparo dos guarda-vidas que atuam na segurança dos catarinenses e dos veranistas que procuram o litoral de Santa Catarina para aproveitar as férias.

 

Lesões por água-viva e crianças perdidas

Nesta temporada, foi registrado um aumento de quase 75% nos atendimentos por conta de lesões por água-viva no litoral catarinense. Ao todo, foram 41.482 atendimentos realizados, o que significa que a cada 1 minuto e 8 segundos, uma pessoa foi atendida nos postos de guarda-vidas.

Quando falamos de crianças perdidas, o crescimento foi de mais de 20%. Só nesses 65 dias, 3.029 crianças se perderam nas praias e retornaram à companhia dos seus responsáveis graças ao trabalho dos guarda-vidas.

 

Pós-temporada

A etapa de pós-temporada da Operação Veraneio 2023/2024 iniciou na última segunda-feira, 19, e segue até o dia 31 de março. Neste período os postos guarda-vidas começam a ser gradativamente desativados, de acordo com a necessidade estudada previamente. O atendimento segue sendo realizado com 317 postos em balneários de 28 municípios. Em algumas cidades, por conta do fluxo de pessoas e turistas, o serviço é mantido durante todo o ano.

 

*Com informações do CBMSC

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Cantor Nahim morre em SP aos 71 anos

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior, conhecido como Nahim, foi encontrado sem vida em sua residência, aos 71 anos, na cidade de Taboão da Serra (SP), na

Leia mais

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton