Portal Making Of

CBMSC encerra Estação Verão com 3.272 pessoas salvas em todo o litoral catarinense

Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) encerrou a temporada de ações da Estação Verão com a marca de 3.272 pessoas salvas no litoral catarinense. Isso significa que a cada 15 minutos, uma pessoa foi salva pelas equipes do CBMSC. Foram 65 dias de atuação durante a Estação Verão e o trabalho, por meio da Operação Veraneio – a maior da Corporação – continua até o mês de março, na etapa de pós-temporada.

De acordo com os Bombeiros Militares, todas essas pessoas eram potenciais vítimas a ter algum grau de afogamento ou até vir a óbito e, por conta do trabalho de salvamento, puderam retornar para seus lares com vida. O número de salvamentos reforça o comprometimento e o preparo dos guarda-vidas que atuam na segurança dos catarinenses e dos veranistas que procuram o litoral de Santa Catarina para aproveitar as férias.

 

Lesões por água-viva e crianças perdidas

Nesta temporada, foi registrado um aumento de quase 75% nos atendimentos por conta de lesões por água-viva no litoral catarinense. Ao todo, foram 41.482 atendimentos realizados, o que significa que a cada 1 minuto e 8 segundos, uma pessoa foi atendida nos postos de guarda-vidas.

Quando falamos de crianças perdidas, o crescimento foi de mais de 20%. Só nesses 65 dias, 3.029 crianças se perderam nas praias e retornaram à companhia dos seus responsáveis graças ao trabalho dos guarda-vidas.

 

Pós-temporada

A etapa de pós-temporada da Operação Veraneio 2023/2024 iniciou na última segunda-feira, 19, e segue até o dia 31 de março. Neste período os postos guarda-vidas começam a ser gradativamente desativados, de acordo com a necessidade estudada previamente. O atendimento segue sendo realizado com 317 postos em balneários de 28 municípios. Em algumas cidades, por conta do fluxo de pessoas e turistas, o serviço é mantido durante todo o ano.

 

*Com informações do CBMSC

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

CDL Florianópolis debate a Reforma Tributária

Nesta terça-feira, 18, conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis recebem a contadora Michele Roncálio, Secretária Municipal da Fazenda, para debater sobre reforma tributária,