Portal Making Of

Cerca de 400 educandos retornam às atividades do Instituto Guga Kuerten

Com 22 anos de história, o Instituto Guga Kuerten começa mais um ano de atividades gratuitas oferecidas, no contraturno escolar, para cerca de 400 crianças e adolescentes das escolas básicas da Grande Florianópolis, com atendimentos divididos em 5 núcleos: Saco Grande, Itacorubi, São José, Biguaçu e Palhoça. Os dançarinos do IGK Dance também retomaram, na terça-feira, 14, as atividades de 2023.

Criado pela família Kuerten em agosto de 2000, o IGK desenvolve projetos para atender anualmente crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, em Santa Catarina. Foi a partir de uma paixão de Alice Kuerten, mãe de um dos maiores tenistas do mundo, Gustavo Kuerten, que o IGK surgiu para lutar em defesa da inclusão de pessoas com deficiência e da utilização do esporte como ferramenta educacional.

Em um balanço feito no ano passado, o IGK contabilizou mais de 108 mil pessoas atendidas durante mais de duas décadas de trabalho e dedicação, por meio de programas como o Campeões da Vida, Ações Especiais e Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS).

Programa Campeões da Vida

O Programa visa oferecer oportunidades educacionais, sociais e esportivas para a promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, econômica e/ou educacional. Com foco na inclusão, é gerado impacto na sua formação pela aquisição de competências. Só em 2022, os cinco núcleos atenderam 400 crianças e adolescentes, além de 20 pessoas com deficiência, no grupo inclusivo.

 

Sobre o IGK Dance 

Entendendo a dança como um mecanismo que promove a integração de pessoas – independentemente de cor, gênero, religião ou classe social – o Instituto Guga Kuerten mantém o IGK Dance, um grupo infanto-juvenil de danças urbanas. O IGK Dance foi formalizado em 2013 e participa de concursos e festivais. Os professores e coreógrafos Guilherme Fant e Julia Milan trabalham a dança como um dispositivo educacional, de arte e cultura.

Fundo de Apoio a Projetos Sociais (FAPS)

O FAPS é um programa que busca apoiar financeiramente e tecnicamente projetos de organizações sociais de Santa Catarina que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência. O fundo é criado a partir de cotas doadas por parceiros do Instituto Guga Kuerten.

A cada ano são abertas as inscrições para uma região de Santa Catarina, previamente estabelecida, possibilitando a todas as organizações daquele território concorrer com seus projetos.

O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pelos profissionais do Instituto, que também oferecem capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão. Em 2022 foram atendidas 2842 pessoas.

Programa de Ações Especiais

Este programa desenvolve e participa de ações políticas de promoção e defesa dos direitos do cidadão. Uma das ações é o Prêmio IGK, que envolveu 475 projetos inscritos, já o curso de capacitação para Cuidadores Terapêuticos, formou 64 novos profissionais, aptos para o mercado de trabalho.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD

No teatro, o destaque  da semana é a curta temporada da peça “A ùltima  Sessão de Freud”,   um grande  sucesso que  desde 2022  que  está percorrendo

Lira adia votação do PL das Fake News

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu nesta terça-feira, 2, adiar a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News.

Gás de cozinha fica mais barato em SC

Os catarinenses deverão pagar menos pelo gás de cozinha nos dos próximos dias. O botijão de 13 quilos ficará até R$ 8 mais barato: passando

Leia mais