Portal Making Of

A dinastia Fernandas, o Brasil em Veneza e a agenda do FAM

Fernando Torres e Fernanda Montenegro, mãe e filha brilham em "Ainda estou aqui" (Foto: Divulgação)

Todo cinéfilo brasileiro carrega uma mágoa eterna com o resultado do Oscar de 1999, na categoria Melhor Atriz. Foi naquele ano que nossa Fernanda Montenegro concorreu ao prêmio por seu trabalho magistral em “Central do Brasil”, de Walter Salles. A injustiça foi registrada até por outros grandes nomes do cinema, como o prestigiado ator inglês, Ian McKellen, que disse para a própria brasileira estar torcendo para ela levar a estatueta. Entre seus fãs estavam também Francis F. Coppola, Jonathan Demme e Gregory Peck. Peck chegou a dizer que ” Central do Brasil” era o melhor filme daquele ano. Mas, o filme de Salles perdeu para o italiano “A vida é bela” , de Roberto Begnini, e Fernanda para Gwyneth Paltrow.

Passados vinte e cinco anos do nosso ‘ trauma’ , um sentimento de vingança poética se apossou do público brasileiro quando Fernanda Torres, herdeira do talento materno, foi ovacionada no Festival de Cinema de Veneza esta semana por sua interpretação de Eunice Paiva, viúva do deputado Rubens Paiva, exilado e posteriormente preso, torturado e assassinado durante a ditadura militar, nos anos 70. O filme se baseia no livro do filho deles, o escritor Marcelo Rubens Paiva, que também esteve presente em Veneza. Concorrente ao Leão de Ouro, o filme de Walter Salles, foi aplaudido durante dez minutos. De quebra, na maturidade Eunice é vivida por ninguém menos que Fernanda mãe. Selton Mello é Rubens Paiva.

Voltando à Fernanda, a filha, nunca é demais lembrar que ela foi a primeira brasileira a receber o “Prix dínterprétation féminine’ no Festival de Cannes, em 1986, por sua atuação em “Eu sei que vou te amar”, de Arnaldo Jabor. Fernandinha tinha apenas vinte anos.

Para quem está curioso, como eu, para assistir ao filme de Salles e conferir o trabalho das Fernandas: o longa ainda vai percorrer outros festivais em Toronto e Nova York, então é mais possível que só seja exibido no Brasil no próximo ano. Haja coração!

_______________________________________________________

Destaques dos lançamentos da semana

Netflix

O Casal Perfeito –  minissérie – 2024

Eis que chega a tão esperada nova minissérie de suspense com Nicole Kidman! A personagem dela pertence a uma das famílias mais ricas de Nantucket e seu filho vai casar com a jovem Amélia, de quem ela não gosta muito. Mesmo assim, prepara uma cerimônia luxuosa de casamento, interrompida por uma morte chocante que transforma todos em suspeitos. No elenco estão ainda Dakota Fanning (Era uma vez em Hollywood), Liev Schreiber (Ray Donovan)e a filha de Bono Vox, Eve Hewson (Por trás de seus olhos).

 

MAX

Um dos nossos: David Chase e a Família Soprano – doc – 2024

Eu não poderia deixar de sugerir a série documental sobre o criador da minha série favorita no mundo ! Vinte e cinco anos após sua estreia, a produção da HBO que mudou o paradigma da séries, ‘Os Sopranos’, continua sendo um fenômeno cultural e um marco para a televisão de prestígio. Neste documentário, o cineasta Alex Gibney aprofunda-se na psique do renomado criador e roteirista de a Família Soprano, David Chase, para mostrar sua vida e carreira e, ao mesmo tempo, oferecer uma perspectiva única sobre seu trabalho neste icônico programa.

_______________________________________________________

Em cartaz nos Cine Paradigma

Mais Pesado É o Céu – direção: Petrus Cariry – 2024

A presença de Matheus Natchergaele como protagonista é garantia de grande atuação nesse drama brasilçeiro.

Sinopse:Depois de acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio, e os dois começam uma jornada pelas estradas. Eles compartilham um passado em comum, que são as lembranças de uma cidade submersa no fundo de uma represa.A vida é sonho, mas o futuro é incerteza.

_______________________________________________________

NÃO PERCA !

28ª edição do Festival de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024

O FAM segue até o dia 11 de setembro, com exibição de 66 filmes, de 14 países, em oito mostras competitivas e uma convidada. A programação conta ainda com a 8ª edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+Lab, o Fórum Audiovisual Mercosul, o Projeto Rally Panvision, oficinas e debates no Conversas FAM de Cinema, somando mais de 70 atividades.

As sessões acontecem no Cine Show do Beiramar Shopping e as demais atividades, no  Majestic Palace Hotel, em Florianópolis. Confira a programação, clicando no banner.

 

_______________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: