Portal Making Of

Síndrome de abstinência e as dicas para o final de semana

Depois de meses acompanhando a trajetória de “Ainda estou aqui” e ficar na torcida do nosso representante nos inúmeros festivais que participou, resta agora uma espécie de vazio na nossa alma cinéfila.- Como assim, não vamos ganhar nenhum prêmio essa semana ?!

A jornada do filme de Walter Salles foi longa e teve final feliz, com o Brasil ganhando o primeiro Oscar da história para o cinema brasileiro. Ficamos um pouco frustrados por Fernanda Torres não ter recebido a estatueta de melhor atriz? Sim, mas nem isso tirou o entusiasmo que “Ainda estou aqui” trouxe para esquentar ainda mais esse verão escaldante. O povo interrompeu o carnaval na avenida para vibrar na hora da divulgação. Foi lindo de ver! Agora é guardar as boas lembranças para contar aos netos e sobrinhos quando crescerem – eu vi o Brasil ganhar seu primeiro Oscar …de muitos !

Bem, vida que segue, vamos as dicas da semana.

_____________________________________________________

Lançamentos em streaming

 

É coisa nossa

Na esteira do sucesso de “Ainda estou aqui”, os canais fechados e plataformas estão programando mais produções brasileiras. Alguns delas:

 

O Auto da Compadecida 2 –  direção: Guel Arraes – 2025 – Prime Vídeo

Lançado vinte e quatro anos após o primeiro filme, a continuação celebra novamente o universo criado por Ariano Suassuna. O roteiro é assinado por Guel Arraes, João Falcão, Adriana Falcão e Jorge Furtado.

O filme traz de volta os protagonistas Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele), além de apresentar novos personagens. Um dos destaques da nova produção é a estreia de Taís Araújo no papel de Nossa Senhora, interpretado por Fernanda Montenegro no longa original. O longa fez enorme sucesso nos cinemas e agora chega em streaming para alegria dos fãs de Chicó e João Grilo. (Veja o trailer)

 

 

 

Estômago 2 – direção:  Marcos Jorge  – 2024 – Telecine

Outra continuação de um original de grande sucesso, “Estômago 2” chega depois de dezesseis anos da história de Raimundo Nonato, o presidiário que usa seu talento culinário para sobreviver na cadeia. Agora, um novo mafioso com habilidades na cozinha tenta se livrar dele. O ótimo ator João Miguel é o “chef” Nonato.

 

 

A vilã das nove – direção: Teodoro Poppovic – 2024 – DISNEY

 Roberta  uma mulher recém divorciada é a protagonista de “A vilã”. Ela está contente e aproveitando a nova etapa de sua vida ao lado da filha pequena Nara, quando essa paz é quebrada pelo início de uma novela onde ela identifica a própria vida. A filha mais velha que ela abandonou junto com o marido é quem escreve a história, transformando Roberta na vilã da novela das nove. A atriz Karine Teles, conhecida das novelas da Globo, é a intérprete de Roberta.

 

 

Outros lançamentos

 

Netflix 

O Leopardo – 06 episódios – Itália – 2025

“Il Gattopardo”, um dos maiores romances da literatura italiana, de Giuseppe Tomasi  Di Lempedusa, rendeu um belíssimo filme pelas mãos de Luchino Visconti, em  1963. Agora, “O Leopardo” virou uma série baseada na história épica ambientada na tumultuada Sicília dos anos 1860. A trama gira em torno de Don Fabrizio Corbera, o Príncipe de Salina, que leva uma vida cheia de privilégios. Com a Itália cada vez mais perto da unificação que ameaça a antiga ordem aristocrática do país, ele logo percebe que o futuro de sua família está em risco e precisa formar novas alianças, mesmo indo contra seus princípios. Agora, Don Fabrizio se vê em uma situação difícil: ele tem poder suficiente para articular o casamento entre o sobrinho, Tancredi, e a linda e rica Angelica, o que ajudaria a garantir o legado da família, mas também sabe que essa decisão partiria o coração de Concetta, sua amada filha. (Veja o trailer)

 

 

 

Casamento às cegas – Suécia – 2ª temporada

Nunca deixo de avisar aos fãs da chegada de nova temporada do reality que junta homens e mulheres solteiros em busca de um casamento, cuja escolha se dá apenas conversando sem se verem. Essa semana termina o CaC Estados Unidos e começa a segunda temporada de Cacasamento às Cegas Suécia. Tem diferença entre uma nacionalidade e outra na hora de se apaixonar e conviver com o provável futuro cônjuge? Descubra.

 

 

Prime Video 

O Aprendiz – direção: Ali Abbasi –  EUA – 2024

Esse recorte da vida do polêmico empresário que virou presidente do maior país capitalista do mundo não deve ter agradado o biografado. A trama segue o jovem Donald Trump entre os anos 70 e 80 e sua ascensão no mercado imobiliário. Mostrado como alguém tímido, ele é orientado pelo advogado Roy Cohn e acaba se tornando um milionário e assumindo a personalidade arrogante tão conhecida hoje em dia.

O filme teve duas indicações ao Oscar: Sebastian Stan, como Donald Trump, e Jeremy Strong, como Roy Cohn, mas não levou nenhum prêmio.

_____________________________________________________

Ecos do Oscar

  • Nossos companheiros debutantes no Oscar

Não foi o só o Brasil que ganhou seu primeiro Oscar em 2025. Outros dois países também receberam sua primeira estatueta  nessa edição [aliás, um país e outro – a Palestina – reconhecido como Estado apenas por algumas nações].

A Letônia ganhou o Oscar de Melhor  Animação por “Flow”, dirigido e coescrito por Gints Zilbalodis e Matiss Kaza. Sem diálogos, utiliza somente ruídos e a expressividade dos animais. O filme custou 3,6 milhões de dólares e desbancou gigantes como a Disney (Divertida-mente 2) e a Dreamworks ( O robô selvagem). Para se ter uma comparação: “Divertida-mente” teve um orçamento de 200 milhões de dólares.

 O Oscar de Melhor Documentário foi para “Sem Chão” (No Other Land). Dois dos  diretores do filme, o palestino Basel Adra e o israelense Yuval Abraham  discursaram na entrega do prêmio, denunciando ações militares israelenses em Gaza e na Cisjordânia. Yuval mencionou também a barbárie cometida pelo Hamas e pediu a libertação dos reféns israelenses, mas destacou o massacre em Gaza e a diferença entre os dois lados.  “Fizemos este filme, palestinos e israelenses, porque juntos nossas vozes são mais fortes. Vemos uns e outros a destruição atroz de Gaza e de seu povo, que deve acabar”. A equipe teve que batalhar muito, pois nenhum distribuidor norte-americano quis encampar “No Other Land” que acabou vencedor na categoria.

 

  • Brasileiros mal educados obrigam Academia a fechar o Instagram

Que somos um povo passional, todos sabem. Quando torcemos por algo ou alguém, cuidado!  É assim no futebol e foi assim agora no Oscar. Mas, parcela dos brasileiros passou dos limites e apelou para a grosseria e falta de educação ao entupiram o Instagram da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com ataques à Mikey Madison (foto). Foi a atriz de 25 anos que ganhou o Oscar de Melhor Atriz por “Anora”, filme vencedor, tirando o prêmio de quem achávamos que merecia mais, Fernanda Torres, claro. A série de impropérios obrigou a Academia a barrar seu Instagram para mensagens do Brasil.

Olha, é aceitável fazer piadinhas como “ Eles têm Anora, mas nós temos a mãe e a filha”, mas grosseria e ataques verbais envergonham a equipe brasileira, que ainda está nos Estados Unidos, e a todos nós brasileiros. Fernanda Torres chegou a pedir, em uma entrevista pós-Oscar: Eu quero aproveitar que estamos todos aqui e falar, mandem só amor para a Madison Ela é uma garota muito bacana, mandem só amor”.

 

  • Macauley Culkin conta que chorou ao ver o irmão Kieran ganhar o Oscar

Vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “ A verdadeira dor”, Kieran Culkin, é irmão de Macauley, o astro mirim de maior sucesso de Hollywood nos anos 90, com a franquia “Esqueceram de mim”. Infelizmente,  Macauley teve sérios problemas com álcool e outras drogas desde muito cedo. Teve uma briga pública com os pais, a quem acusava de oportunistas e interesseiros. Aos 14 anos fez seu último filme, “Riquinho”, pediu emancipação e se aposentou.

Ver um dos cinco irmãos ser premiado , mexeu com Macauley:  “Eu só assisti à entrega do prêmio de Melhor Ator Coadjuvante”, disse ele ao ser perguntado pela Variety se assistiu ao Oscar. “É a única coisa que assisti. Verdade verdadeira… eu chorei. E fiquei, tipo, ‘te vejo mais tarde'”, disse o ator , agora com 44 anos, dois anos a mais que o caçula Kieran.  O pai deles jamais é mencionado por Kieran nos agradecimentos, apenas a mãe .

_____________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Nosso trio de talentos em Hollywood

Três atores brasileiros da mesma geração vêm ganhando espaço em Hollywood nos últimos tempos: Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello têm se dividido entre

Nosso trio de talentos em Hollywood

Três atores brasileiros da mesma geração vêm ganhando espaço em Hollywood nos últimos tempos: Rodrigo Santoro, Wagner Moura e Selton Mello têm se dividido entre