Portal Making Of

‘Cidade de Deus – a série’ e outras boas estreias da semana

Elenco da série "A Cidade de Deus" (Foto: Divulgação)

Não poderia ser diferente: o destaque da semana é a série derivada de um dos filmes mais importantes do cinema brasileiro. ‘Cidade de Deus – A luta não para’ chega vinte anos depois que conhecemos os personagens da história baseada no romance de Paulo Lins, moradores da favela mais perigosa do Rio de Janeiro.

No primeiro episódio disponível ficamos sabendo o que aconteceu na comunidade depois dos acontecimentos que levaram à morte de Zé Pequeno. Quem assumiu o comando do tráfico na Cidade Deus? Como está a vida dos moradores, que caminho tomaram alguns jovens que aparecem na trama original?

Nem sempre spin-off ( derivado do original), prequel ( fatos anteriores da trama) reboots (reinício) etc… de produções bem sucedidas são garantia de sucesso. Algumas franquias só querem pegar carona na audiência/bilheteria do original, sem grandes cuidados em manter a qualidade. A julgar pelo início da série, não me parece que é esse o caso. Um dos trunfos para o bom resultado é o seriado ter à frente um ótimo diretor, Aly Muritiba, que não quer ficar à sombra de Fernando Meirelles, responsável pelo filme no cinema e um dos melhores cineastas brasileiros da história.

Nessa continuação, o eixo central é Buscapé, que tornou-se fotógrafo de um importante jornal por sua habilidade com a máquina fotográfica e também por ter acesso ao coração da favela, onde ainda moram sua mãe e seus amigos. Nem tudo, porém, são flores na vida dele: a filha de quinze anos, criada pela avó, é cantora de bailes funks  e fonte de preocupação.

Outro indicativo desse início é o espaço conquistado pelas personagens femininas na trama, tanto mães que perderam filhos para o tráfico e que trabalham pelo bem da comunidade, quanto as que se envolvem diretamente nos crimes, como a advogada do antagonista do chefão da favela.

Na narrativa em off de Buscapé há uma atualização bem  real e trágica : agora, além dos traficantes, da parte corrupta da polícia e dos políticos, a Cidade Deus enfrenta outro problema que agrava a violência no local: o avanço das milícias.

O elenco é bom e, nesse primeiro episódio, o destaque fica com um ator que nunca antes esteve entre meus favoritos, Tiago Martins, descoberto aos 12 anos no Vidigal quando fez o filme de Meirelles.  Na série, seu personagem, Bradock, passa no olhar a decepção e a raiva de saber que perdeu espaço na hierarquia do tráfico, depois de sair da cadeia onde ficou preso por seis anos. Ele e Curió, o personagem de Marcos Palmeiras, travam um confronto que será um dos eixos centrais da série.

Agora, nada funcionaria se não fosse um bom roteiro e a equipe de roteiristas, a julgar pelo episódio de abertura, mandou muito bem. Bem diferente de outra série brasileira do mesmo gênero, recém lançada pela Disney+(Star), “Vidas Bandidas”, com Juliana Paes. Fui conferir o primeiro episódio e achei tudo tão caricato, com os personagens do submundo falando os mesmos palavrões a cada frase. “ Cidade de Deus” também usa a forma de falar da periferia, mas com mais sutileza e veracidade. O roteiro faz questão também de mostrar que a favela onde é ambientada não é só tráfico, tiroteio e mortes.

Por enquanto é isso, espero não me decepcionar com “Cidade de Deus-A luta não para” mais adiante.

  • Os primeiros episódios da série e o filme estão disponíveis na plataforma HBO/Max. Veja o trailer da série .

_______________________________________________________________

Outros lançamentos em streaming

Prime Video

Only Murders on the building  – 4ª  temporada – 2024

Oba! Chegou a nova temporada dessa série adorável que mistura humor e suspense. Para quem nunca viu: o trio insólito interpretado Steve Martin, Selena Gomez e Martin Short [ devo a ele as maiores gargalhadas de “Only”] moram no mesmo edifício e gostam de histórias de mistérios. Acabam se tornando investigadores amadores quando assassinatos de gente próxima começam a acontecer e criam um podcast. Além dos ótimos atores fixos, a série tem tido participações incríveis, como a de Meryl Streep. A julgar pelo primeiro episódio da nova temporada, a série só melhorou com o tempo e veio ainda mais saborosa.

 

Netflix 

Ao Sul do Coração — Temporada 1 –  Chile – 2024

O Chile tem feito boas séries, como o suspense policial ‘ Prófugos’, que voltou às plataformas. O que diz a sinopse oficial: uma avó, sua filha e suas netas. Essa é a família Bravo, mulheres fortes, de caráter e empoderadas que trabalham duro na zona rural do sul do Chile, um ambiente majoritariamente masculino. Com a determinação tão característica da família, elas decidem que homens não têm vez em suas vidas nem em suas terras, reforçando uma crença ancestral de mais de 200 anos que diz que uma maldição recaiu sobre elas, impedindo-as, geração após geração, de serem felizes ao lado de qualquer homem. Assim, as três lutam para se impor e garantir que não serão subjugadas por homem nenhum. Ao longo de uma trajetória cheia de dificuldades, elas descobrirão um passado repleto de segredos que, à medida que forem revelados, mudarão suas vidas.

 

A Libertação – direção: Lee Daniels  –  2024

A premissa do filme não é muito original, mas onde tem  Glenn Close no elenco, a gente confere. A sinopse: Ebony Jackson é uma mãe solo que enfrenta muitos problemas e resolve se mudar com a família para tentar recomeçar a vida. No entanto, situações estranhas acontecem na casa nova a ponto de levantar as suspeitas do Serviço de Proteção de Menores e ameaçar separar a família. Ela logo se vê presa em uma batalha de vida ou morte para salvar a alma dos filhos. Inspirado em uma história real, “A Libertação traz ainda no elenco Andra Day, Aunjanue Ellis-Taylor e Mo’Nique em uma trama que mescla temas obscuros, possessões e crenças.

 

Max

Os observadores – direção:  Ishana Shyamalan – 2024

E temos um novo membro da família Shyamalan dirigindo filmes de terror. Sim, Ishana é filha de um dos mais bem sucedidos diretores do gênero: Night M. Shyamalan ( O sexto sentido, Fragmentado, Corpo Fechado, A Vila). A estreia da herdeira traz a ótima Dakota Fanning  no papel de Mina , uma jovem que  se perde na floresta e é salva por três pessoas que moram em uma cabana visitada todas as noites por estranhas criaturas. Pelas primeiras críticas, a cineasta estreante demonstra talento e honra o sobrenome. A conferir.

_______________________________________________________________

Em cartaz nas salas de cinema

Estômago 2 – O poderoso Chef – direção: Marcos Jorge – 2024

Não sou muito fã de continuações, mas como gosto muito do primeiro filme, estou curiosa para conferir mais uma aventura de Raimundo Nonato, o prisioneiro que ganha poder na cadeia graças aos seus dotes culinários. Passaram-se quinze anos e Nonato virou o chef dos chefs na prisão, encantando desde o diretor da instituição até o líder dos detentos, interpretado pelo titã Paulo Miklos. As coisas se complicam quando chega um mafioso italiano e quer disputar o privilégio de tê-lo como seu cozinheiro. O ator João Miguel,  no papel de Raimundo Nonato, é um dos trunfos desse bem sucedido longa brasileiro.

 

Tipos de Gentileza – direção: Yorgos Lanthimos – 2024

O grego Lanthimos não faz filmes comuns. confirmou no candidato ao Oscar, ‘Pobre Criaturas” ( Emma Stone levou a estatueta de Melho Atriz), e nos anteriores “O Lagosta” e “ O sacrifício do cervo sagrado”. No Oscar de 2019, ele concorreu em dez categorias com “ A Favorita” e rendeu o prêmio à Olivia Colman.  Sua obra pode ser vista com estranheza porque quem prefere um cinema mais comercial, mas ele também possui uma legião de fãs fiéis que aguardam seus filmes com ansiedade. Agora, chegou esse longa episódico, trazendo novamente Emma Stone no elenco, ao lado de Willem Dafoe e Jesse Plemons .

Sinopse: Tipos de Gentileza apresenta três histórias entrelaçadas que exploram os caminhos imprevisíveis da vida e os desafios pessoais de seus protagonistas. Em uma narrativa, um homem busca recuperar o controle de sua vida após se perder em um caminho incerto. Em outra, um policial tenta reconstruir seu relacionamento com a esposa, que retorna misteriosamente após um período desaparecida. Por fim, uma mulher determinada a se tornar líder espiritual se lança em busca de uma pessoa dotada de habilidades únicas.

Em cartaz no Cine Paradigma- SC-401 – Florianópolis

_______________________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: