23.6 C
fpolis
23.6 C
fpolis
sábado, 3 fevereiro, 2024

Cobalchini quer que o bolsa poupança do ensino médio seja estendido para cursos profissionalizantes

Últimas notícias

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) apresentou uma emenda que inclui o ensino profissionalizante na Medida Provisória que cria uma poupança para os estudantes que concluírem o ensino médio regular.

O texto enviado pelo Governo ao Congresso Nacional prevê apenas o ensino médio tradicional. “Vamos ter mais estudantes beneficiados”, argumenta o deputado.

Para o deputado, o ensino profissionalizante representa uma grande parcela de jovens que buscam a entrada imediata no mercado de trabalho. “Sou amplamente favorável a essa medida do Governo de oferecer um auxílio financeiro aos estudantes do ensino médio com baixa renda, mas também defendo a inclusão do ensino profissionalizante”, justifica o deputado.

No Brasil, segundo o deputado, apenas 8% dos jovens concluem o ensino médio profissionalizante, diferente de países europeus aonde o índice chega a 45%.

“Essa poupança oferecida pelo Governo será, além de um auxílio, um incentivo a esses estudantes. Por isso, estou solicitando o apoio dos demais deputados pela sua aprovação”, explica Cobalchini.

O Governo Federal pretende criar um fundo especial onde vai investir cerca de R$ 20 bilhões nesse programa.

O objetivo é fazer com os jovens permaneçam na escola, reduzindo a evasão escolar no ensino médio entre estudantes de baixa renda.

O projeto de lei complementar (PLP) 243/2023 permite o uso de recursos do Fundo Social para custear despesas com programa de incentivo à permanência de estudantes no ensino médio, sem que esses recursos sejam incluídos nos limites de gastos determinados pelo arcabouço fiscal.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Pequenas empresas respondem por 8 em cada 10 empregos criados em 2023

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - a partir de dados do...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }