Portal Making Of

Combate à dengue: mais de 20 mil pneus inservíveis são recolhidos em SC

Foto: Divulgação

A campanha de recolhimento de pneus do segundo semestre deste ano atingiu um novo recorde. Foram recolhidos 21.743 pneus inservíveis em 47 municípios do estado. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, e a Reciclanip, entidade gestora do sistema de Logística Reversa de Pneus Inservíveis em todo o Brasil.

Realizada duas vezes por ano, a campanha vem atingindo a cada edição um número maior de participantes. “Isso comprova que o trabalho é muito bem feito. Além disso, a cada edição temos um número maior de pneus recolhidos e nossa meta é conseguir aumentar ainda mais esses números. O objetivo é alcançar 50 municípios e recolher mais de 25 mil pneus para a primeira edição de 2024”, destaca Cícero Luís Brasil, coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino, e técnico do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC).

Um pneu pode levar até 600 anos para se decompor no meio ambiente e com isso, ele pode ainda causar contaminação do solo e da área onde se encontra. E há ainda outra preocupação: se descartado incorretamente pode acumular água e se tornar um criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, Zika e chikungunya.

“Essa ação é fundamental para auxiliar no controle do vetor. Não deixar o mosquito nascer, ou seja, eliminar qualquer local que possa acumular água, ainda é a melhor forma de prevenção dessas doenças”, salienta João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE.

As inscrições para a primeira edição da campanha de 2024 já têm data marcada: de 29 de janeiro até 1º de março. (Agência Catarinense de Notícias)

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.