O mercado registrou um crescimento de 3,14% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024.
Segundo o painel do Cenp-Meios, o investimento total em mídia foi de R$ 4,7 bilhões, cifra essa que supera em aproximadamente R$ 150 milhões o faturamento de janeiro a março de 2024.
O crescimento do setor foi maior que a evolução do PIB nacional no período, que fechou em 2,9% na comparação com o período anterior, segundo o IBGE.
A televisão foi o meio que mais faturou: R$ 2.139.255.000, sendo R$ 1.751.028.000 vindos da TV aberta e R$ 442.226.000 da TV fechada. Já o meio internet recebeu R$ 1.721.208.000 nesses três primeiros meses do ano.
Desde o começo deste ano, a entidade subdividiu a mensuração da mídia TV. Antes, a entidade media os investimentos em TV aberta e TV por assinatura separadas, tendo cada uma com o seu próprio share no mercado. Agora, o Cenp segue o mesmo modelo da internet, com suas subdivisões.
A mídia out of home se manteve na terceira posição, com quase 12% de share do mercado, tendo faturado R$ 556.660.000 no período — veja a tabela completa abaixo.
Em 2024, o mercado registrou um crescimento de 12,17%, totalizando R$ 26,3 bilhões em investimentos. Os dados são do levantamento anual do Cenp-Meios, que analisou pedidos de inserção de 339 agências do país.
Para comparação, em 2023, o investimento somou R$ 23,4 bilhões, um crescimento absoluto de R$ 2,9 bilhões.
Metodologia
Os dados compilados pelo Painel Cenp-Meios referem-se aos espaços publicitários efetivamente comprados por 316 agências de todo o país entre janeiro e março de 2025. O levantamento considera os PIs (Pedidos de Inserção) executados pelos veículos e organizados por meio, período, estado e região, sem acesso a informações de clientes ou veículos específicos.
*As informações são do Portal Propmark