Portal Making Of

Conheça Verônica Kato – uma das perfumistas mais renomadas do Brasil

Com vocês, Veronica Kato, a perfumista exclusiva da Natura que inspira e exalta o protagonismo feminino.

Sempre admirei demais perfumistas, ter um olfato especial, pra mim, é como um super poder, tipo visão de raio x, sei lá. É como o dom de uma feiticeira ou fada que transforma alquimia em poesia, porque vamos combinar… um bom perfume é mesmo uma magia. Que inebria.

Com Veronica, sua conexão com a mágica dos cheiros começa antes mesmo de integrar o time da Natura e ocupar o seleto título de perfumista exclusiva in house em uma empresa de cosméticos.

Ainda pequena, a senhorita Kato já tinha um interesse pela cultura pop do Japão, país de onde vem parte de sua ascendência. Ela lia mangás sobre uma pequena feiticeira, uma menina-heroína chamada Megu-chan, com o poder de formular poções mágicas. Por coincidência ou não, Megu-chan é diminutivo de Megume (“bênção”, em japonês), o nome do meio de Kato.

Todo o seu fascínio por essas histórias foi aguçado quando se viu cercada de flores, frutas e ervas em uma comunidade de imigrantes em Bastos, cidade no interior de São Paulo. Com os pais agricultores, teve acesso desde cedo à beleza da flora, que se tornou uma fonte contínua de lazer: tinha seu próprio canteiro, onde chegou a compilar cerca de 200 plantas. Cercada diariamente por esses aromas naturais, Veronica já havia entendido seu dom.

A formação em Farmácia, pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, foi só o início da jornada para se transformar em uma grande alquimista dos cheiros. Daí para a frente, a trajetória é longa: conseguiu o primeiro emprego como assistente de perfumista  na Dragoco Perfumes e Aromas, atual Symrise, casa de fragrâncias, onde  posteriormente teve a oportunidade de integrar o Curso de Perfumaria da empresa, na Alemanha, que incluiu estágios em perfumaria fina em Paris, na França, e em cuidados pessoais e saboaria em Hadleigh, na Inglaterra.

Seguiu por diversos cursos e visitas aos campos de cultivo, com foco em ingredientes naturais. Ainda além das fronteiras brasileiras, já bem estudadas por ela em diferentes regiões, visitou a Índia, Marrocos, Bulgária, Sri Lanka, Madagascar, Haiti, Turquia, Equador, Singapura, entre outros. Suas imersões se mesclam à sua especialidade: os óleos essenciais.

Veronica até já se deparou com a Natura em sua jornada antes mesmo de integrar a Casa de Perfumaria do Brasil: quando trabalhava na Quest International Fragrance & Flavors – atual Givaudan –, desenvolveu as fragrâncias da clássica marca Sintonia, da Natura, em suas versões feminina e masculina.

Em 2000, Veronica realizou uma atualização em perfumaria, também nos Estados Unidos, na casa de fragrâncias IFF – International Flavors & Fragrances. Lá, também foi responsável por criações da Natura. O desafio era inédito: desenvolver fragrâncias autorais com ingredientes da biodiversidade brasileira para a marca Ekos.

A união da Natura com Vero, como é carinhosamente apelidada por colegas, foi um divisor de águas: com os incríveis resultados alcançados logo nos primeiros produtos, nascia ali a decisão da empresa de estruturar sua própria unidade de criação de fragrâncias com Veronica à frente do projeto, uma iniciativa inédita na perfumaria do Brasil. Na sequência, liderou o desenvolvimento de uma paleta exclusiva da Natura com óleos essenciais únicos e extratos aromáticos inéditos da biodiversidade brasileira.

Vamos falar dessa magia…

Segundo Veronica, a concepção de perfumes e óleos essenciais pode ser considerada um tipo de magia que envolve arte, ciência e natureza, tal qual as histórias que lia na infância. A paixão pela perfumaria, pelos ingredientes e pelo desafio de descobrir novas combinações olfativas é evidente: “Uma combinação do tangível, os ingredientes, que se transformam no intangível, o perfume – uma aura que provoca diferentes emoções e comunica beleza, bem-estar e tem o poder de transportar para diferentes lugares, assim como resgatar memórias afetivas”, descreve a perfumista.

Entre as criações que considera especiais na sua trajetória, Veronica cita as fragrâncias de Ekos Pitanga, Luna Clássico, co-criado com o perfumista Veronique Nyberg, e Natura Homem Cor.agio, desenvolvido em parceria com o perfumista Jean Christophe Herault, além de outros destaques que simbolizam, segundo ela, alegria e vibração, características que considera parte de sua identidade olfativa.

Revendo os seus mais de 15 anos como perfumista exclusiva da Natura, ela afirma que a perfumaria brasileira mudou muito. “A preferência era por caminhos olfativos mais frescos e leves e, ao longo dos anos, com a influência dos perfumes importados e a demanda por maior fixação na pele, evoluímos para uma perfumaria mais sofisticada, forte e marcante, como o Chipre brasileiro, caminho olfativo pioneiro da Casa de Perfumaria do Brasil, da marca Luna”, destaca Veronica.

E não satisfeita com a contribuição que já ofereceu à perfumaria brasileira, a perfumista sinaliza que ainda há muito a ser feito: “Estamos desenvolvendo ingredientes inéditos para trazer criações mais surpreendentes e inovadoras, que celebram a brasilidade. Aguardem!”, conclui.

Nossa conversa na coluna de hoje é com essa perfumista master in house da Natura – que com quase 20 anos trabalhando com exclusividade para a marca, nos conta um pouco sobre sua trajetória e os processos de produção.

Você é perfumista exclusiva de Natura, certo? Isso te permite se envolver mais no desenvolvimento dos produtos e criação de novas fragrâncias?

Sim, desde 2006 sou perfumista exclusiva da Natura, atuando no processo de desenvolvimento dos produtos da casa com o objetivo de criar fragrâncias originais para cada marca.

Nós temos toda a biodiversidade latino-americana para criar e isso é incrível para uma perfumista. Eu trabalho no Núcleo Olfativo da Natura, que tem uma equipe de 15 profissionais entre avaliadoras, cientistas, pesquisadores e assistentes, e muitas vezes trabalhamos em co-criação com outros perfumistas prestigiados internacionalmente, planejamos, cultivamos plantas, estudamos, prospectamos cheiros diferentes e testamos o potencial de cada fragrância. É um processo contínuo de anos de investimentos, pesquisa e desenvolvimento do qual tenho muito orgulho de fazer parte.

Qual ou quais as principais diferenças entre perfumaria comum e Alta Perfumaria?

A Alta Perfumaria Natura segue um modelo de criação diferenciado. É uma proposta única, autoral e elegante, que traz uma rica experiência olfativa com fragrâncias primorosas e sofisticadas, combinando nobres ingredientes clássicos da perfumaria mundial com ingredientes naturais exclusivos latino-americanos. A principal diferença entre a perfumaria comum e a Alta perfumaria é o uso de ingredientes nobres, raros e de maior valor.

O que faz um perfume ser único e, assim, se tornar inesquecível?

O que faz um perfume ser único e inesquecível é o que chamamos de memorabilidade. Quanto mais assinatura e personalidade tiver o perfume, mais memorável ele será. Um perfume é único quando criado a partir da combinação exclusiva de componentes olfativos, como substâncias extraídas de plantas, frutos e sementes.

Os novos perfumes da Alta Perfumaria que desenvolvemos, por exemplo, usam blends de óleos essenciais da etnobotânica latino-americana e são os primeiros Eau de Parfum do portfólio da companhia, uma nomenclatura alinhada com a perfumaria mundial. Nessa proposta, reforçamos a sofisticação, autoralidade e criatividade da marca na categoria, o que oferece a cada perfume muita autenticidade e assim esperamos que eles se tornem inesquecíveis.

Sei que a Alta Perfumaria de Natura privilegia ingredientes latino-americanos. Essa será a assinatura da marca?

A assinatura e personalidade da Alta perfumaria Natura vem da combinação única e inédita dos nossos ingredientes proprietários latino-americanos com os ingredientes mais raros, nobres e icônicos da perfumaria mundial, trazendo a máxima essência da natureza, ao combiná-los de forma artística e criativa.

Por exemplo: a fragrância 505 Íris Priprioca combina a Íris que é um ingrediente nobre, um dos mais caros da perfumaria mundial, com a raiz da Priprioca – que também tem um cheiro único, amadeirado, especiado. O resultado é um floral amadeirado, envolvente, que surpreende os sentidos.

Quais são os ingredientes que você e seu time escolheram para o ingresso da marca na Alta Perfumaria e por quê?

Escolhemos ingredientes clássicos da perfumaria mundial combinados com elementos naturais latino-americanos. No 505 Íris Priprioca, usamos óleos naturais da Íris, que trazem clássicas notas amadeiradas e cremosas combinadas com os aromas da Priprioca, raiz nativa da Amazônia.

O 679 Ambrette Copaíba leva óleos naturais da semente do Ambrette, ingrediente do caminho olfativo Musk, e da Copaíba, árvore amazônica que traz nuances amadeiradas e aconchegantes. A combinação aveludada e quente do sândalo com as nuances minerais e especiadas Breu Branco resulta no 740 Sândalo Breu Branco. Já o 875 Vetiver Capitú une a Vetiver traz uma raiz amadeirada com facetas terrosas e cítricas, com as nuances especiadas e frescas da arbustiva Capitú.

E, finalmente, o perfume em óleo 379 Benzoim Cumaru, uma fragrância com sensorial único em óleo, preciosa, quente e autêntica, proporcionando uma explosão de perfumação.

Como foram criados os nomes dos perfumes 505 Íris Priprioca, 679 Ambrette Copaíba, 740 Sândalo Breu Branco e 875 Vetiver Capitú?

Os números que dão nome aos produtos não são aleatórios ou escolhidos por acaso. Eles representam a energia vibracional de cada fragrância. Conseguimos mensurar isto através de uma minuciosa análise científica na qual elencamos os 2 principais ativos de cada fragrância.

A partir desta escolha, medimos a frequência vibracional de cada ingrediente desta combinação única usando espectroscopia. Conseguindo assim traduzir energia, pulsação, vibração e vida em um único número, combinando arte e ciência. Assim, cada fragrância tem a sua própria impressão digital.

Como funciona o perfume em óleo? Por que a escolha deste novo gestual? No que ele se diferencia dos perfumes tradicionais?

É um perfume com um sensorial único em óleo, em formato conta-gotas. Possui toque aveludado, rápida absorção e longa duração. É uma inovação em perfumaria para o portfólio Natura, um formato que vem ganhando cada vez mais adeptos, oferecendo praticidade, por ser portátil.

Além disso, o perfume em óleo facilita o layering, que consiste em criar camadas de fragrâncias diferentes, permitindo que o consumidor crie sua própria assinatura olfativa ao harmonizar diferentes perfumes da linha. Com múltiplas possibilidades de combinações, nossa Alta Perfumaria da Natura instiga a criatividade.

 

Feedback com Veronica Kato

Uma mania:

Ter três opções para tudo: roupa, roteiro de férias, caminho olfativo de fragrâncias etc

Um lugar no mundo:

Minas Gerais – a água, a natureza, o ritmo mais tranquilo, a comida maravilhosa e as pessoas acolhedoras

Uma saudade:

Meu jardim na infãncia, onze horas, cravo, beijo, flores de outrora, que não tenho visto mais

Uma palavra:

Confortável, tudo que conforta nos proporciona bem estar bem

A melhor viagem:

Estar na companhia do meu marido para onde for!

Um aroma:

Cheiro de café coado

Uma cor:

Azul

Um hobby:

Mergulhar

Um sonho:

Formar um perfumista, porque ate agora só consegui formar avaliadores olfativos

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede

The House Pocket – 13ª edição

O já consagrado The House, coletivo de moda capitaneado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa (foto de capa) chega à sua 13ª

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede

The House Pocket – 13ª edição

O já consagrado The House, coletivo de moda capitaneado pelo trio Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa (foto de capa) chega à sua 13ª