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Consumo na América Latina vive seu melhor momento em sete anos e lojas de custo-benefício impulsionam a tendência

Foto: Reprodução/Brasil Escola

A América Latina se encontra na fase de crescimento contínuo mais estável para a indústria de bens massivos desde 2017. Prova disso é que a região completou oito trimestres consecutivos de expansão no consumo. A metade de 2024 acumulou um crescimento sólido de 2,5% em termos de volume. Isso é o que aponta o levantamento Consumer Insights Q2 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Uma série de fatores explicam por que a região está vivendo esse bom momento. Do ponto de vista econômico, por exemplo, a redução da inflação e do desemprego permite aos consumidores recuperar parte do poder de compra. Isso se traduz em carrinhos de compras maiores, ampliando as chances para marcas e categorias serem escolhidas.

A estratégia do latino-americano de visitar vários pontos de vendas para compor suas compras, por sua vez, entra em fase de consolidação. Os consumidores continuam a usar um número 20% maior de canais para as compras em comparação com quatro anos atrás, mas estão começando a aumentar a fidelidade às lojas preferidas – especialmente em relação àqueles que apresentam bom custo-benefício.

 

A consolidação do shopper omnicanal

A omnicanalidade favorece a grande maioria dos pontos de venda, uma vez que as compras não estão concentradas em um único tipo de loja. Entretanto, nem todos se beneficiam da mesma maneira.

Ao focar exclusivamente nos gastos dos compradores, E-commerce, Lojas de Conveniência e Lojas de Descontos despontam como líderes de crescimento, com aumento de 44%, 32% e 26%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Enquanto isso, o canal Tradicional é o que menos se beneficia, com alta de apenas 11%. Ainda assim, continua sendo o mais visitado na América Latina, abocanhando 32,5% do mercado.

Independentemente do canal, todos os formatos que mais crescem hoje são utilizados para compras maiores e menos frequentes. Por exemplo, as Lojas de Bairro contemplam 4,7 unidades por viagem, enquanto as Lojas de Descontos apresentam 8,7 e podem chegar até às 18,6 dos Atacadistas.

“Para as marcas, sabemos que a penetração continua a ser a principal fonte de crescimento, mas a consolidação da omnicanalidade também impulsiona o papel da frequência. Se as famílias já visitaram todos os canais e se expuseram às opções disponíveis, isso passa a pesar na decisão: quantas vezes escolhem cada um, bem como se encontram ou não os produtos de forma adequada no ponto de venda”, comenta Marcela Botana, Market Development Director Latam  da Kantar.

Uma das tendências de consumo na América Latina que se acelera na fase de consolidação do omnicanal é a expansão de marcas próprias. Intimamente associadas ao aumento das Lojas de Descontos, elas estão experimentando um crescimento acelerado de dois dígitos a cada trimestre, com contribuições relevantes de Colômbia, Equador e México. Também está relacionada à crescente base e fidelização de clientes nesse formato.

Em números concretos, embora as marcas próprias tenham representado apenas 6% do total de unidades vendidas no segundo trimestre de 2024, elas contribuíram com 36% de crescimento no volume do período.

Ainda vale destacar que, na fase de consolidação do omnichannel, o algumas categorias destacam-se ganhando volume. Em Cuidados Pessoais, 100% das categorias apresentaram alta no último trimestre. Em seguida, aparece Limpeza Doméstica, com 80%, Alimentação, com 78%, e Bebidas, com 76%.

 

Metodologia

O relatório trimestral Consumer Insights acompanha o comportamento do latino-americano de maneira contínua, trazendo uma visão aprofundada do consumo de bens não duráveis – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

O material do segundo trimestre de 2024 contempla informações de nove países: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

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