Portal Making Of

COP27: SC lança edital para compra de ônibus elétricos

Secom

Do Egito, onde participa da 27ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP 27), o secretário da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, tenente-coronel Thiago Vieira, anunciou nesta quinta-feira, 17, o edital de licitação para a compra de oito ônibus elétricos para o transporte público intermunicipal de passageiros. Os veículos serão usados por empresas do Sistema de Transporte Metropolitano (TRIM), na Grande Florianópolis.

Com investimento previsto de R$ 22 milhões, a introdução de ônibus elétricos na frota é a primeira etapa do projeto piloto que vai estudar a viabilidade de implantação de uma frota completamente elétrica, além da identificação dos impactos sobre a operação do TRIM.

Muito embora o projeto coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Suderf) seja piloto, conta com detalhados estudos de viabilidade fruto de parcerias com organizações internacionais. Entre elas estão a TUMI E-Bus Mission, uma iniciativa multilateral que visa a criação de sistemas de  transporte urbano sustentáveis e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

 Os estudos foram financiados pelo programa Financing Energy for Low-carbon Investment – Cities Advisory Facility, em esforços e parcerias que envolveram o Advancing Public Transport (UITP) e o Local Governments for Sustainability (IClei), além da participação da Universidade Federal de Santa Catarina, Celesc, SC Gás e outros.

Como vai funcionar 

Os novos ônibus serão introduzidos nas frotas das empresas que fazem transporte intermunicipal de passageiros da Grande Florianópolis e passarão a operar linhas que até o momento são realizadas por veículos movidos a diesel.

Além da redução da poluição do ar, o uso dos veículos elétricos tende a apresentar maior viabilidade financeira e econômica no curto e no longo prazo, mais conforto dos usuários por conta de uma frota mais nova e moderna e redução de ruídos.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais