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Copywriting e storytelling nas estratégias do marketing digital

Foto: Reprodução

Por Jader Costa*

Copywriting ou copy é um texto de marketing ou publicidade, que pode levar o consumidor a realizar uma ação em relação à marca. Dessa forma, a empresa poderá envolver pessoas, ser persuasivo, além de cativar a curiosidade dos outros em relação ao produto ou serviço. Por fim, o público buscará mais informações naturalmente.

Essa estratégia de texto pode ser aplicada pelo marketing, principalmente, no digital. Há ferramentas que podem levar o cliente a uma experiência, recíproca e determinante na compra final. Na atualidade, é muito comum os testes grátis ou materiais que possam ser importantes para o consumidor. Eles são capazes de criar uma necessidade e desejo de ter mais do que está sendo oferecido.

Na indústria farmacêutica, por exemplo, o uso de amostras grátis era algo muito importante para o contato do cliente com o produto. Outro meio de envolver o consumidor com a marca é o storytelling, que é uma história contada para o público com o objetivo de construir uma ligação emocional e gerar uma afinidade com os outros.

Diferente do material somente informativo publicitário, o copy deve ter em mente que o potencial cliente deve realizar algo naquela oportunidade, sem perder tempo ou deixar para depois.

Uma dica importante para desenvolver o Copywriting é conhecer e entender o comportamento da persona (personagem ideal para os negócios). Através do conhecimento sobre o perfil dessas pessoas, será possível criar ações direcionadas e obter os resultados planejados.

Uma boa sugestão também é acompanhar sempre o texto através da percepção dos resultados e fazer as correções necessárias a tempo. Todas estas questões devem ter sempre qualidade e cuidado. Seja sempre o mais objetivo e claro possível no texto, observando exatamente público-alvo de sua ação.

Não esquecendo que todas as ações que forem construídas devem estar no planejamento da demanda e no atendimento. A pesquisa também é um fator importante, neste cenário.

Para o pequeno, médio e grande negócio, essas estratégias são importantes para o crescimento da empresa e participação no mercado. O empreendedor deve agir de forma constante, pois no mundo global e digital, as mudanças ocorrem com grande velocidade, inclusive o marketing. O investimento em copywriting e storytelling será estratégico para consolidar o negócio, criar elos com os públicos de interesse e possibilitar o crescimento da organização para o futuro.

 

*Jader Costa é professor do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR).

 

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