Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, acaba de divulgar com exclusividade uma pesquisa com lojistas e empreendedores do comércio que mostra as tendências entre os meios de pagamento e o comportamento do consumidor no próximo período de Black Friday do varejo brasileiro.
No levantamento realizado com empreendedores do Brasil inteiro, 25% dos entrevistados citaram o crédito parcelado como o método de pagamento preferido pelos clientes, mesma porcentagem dos que preferem o Pix na máquina de cartão. O crédito à vista foi citado por 18% dos entrevistados e o débito, por 13%. O Pix direto na conta da empresa respondeu por 8% do total e o Pix na conta pessoal, 7%.
“As dificuldades econômicas e o aumento da inadimplência se refletem na preferência do consumidor por compras de crédito parceladas”, disse Fabio Coelho, Vice-presidente de Finanças e Administrativo da Getnet Brasil. “Também é importante ressaltar a consolidação do Pix como meio de pagamento”, acrescentou.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações feitas com o Pix no primeiro semestre de 2024 totalizaram um volume de 29 bilhões, um aumento de 61% em relação ao mesmo período do ano passado. As operações feitas com a ferramenta de pagamento instantâneo nos seis primeiros meses deste ano, superaram todas as outras transações somadas- cartões de crédito, de débito, pré-pago, boleto, TED e cheque – totalizaram juntos 24,2 bilhões de operações.
Na percepção dos entrevistados pela Getnet, o Pix na máquina de cartão foi a modalidade que mais cresceu nos últimos 12 meses de acordo com 42% das repostas.
Movimentação da Black Friday em 2023
Segundo dados da Confi.Neotrust, em 2023 houve queda de 14,4% no faturamento do comércio da quinta-feira anterior à Black Friday até domingo, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Ainda assim, entre os resultados registrados na Getnet, o volume de transações teve alta de 14% no ponto de venda físico, puxados pelo varejo com 17% de crescimento e 13% no Atacado, período de segunda a domingo da Black Friday em 2023. Já na área digital, entretanto, houve queda de 18% nas transações ano a ano.
Nos últimos dois anos, se destacou ainda uma mudança nos hábitos do consumidor: a sexta-feira que antes marcava a Black Friday (a última do mês) teve redução no volume de transações pelo segundo ano consecutivo em 2023, deixando o resultado da alta de vendas diluído ao longo do mês. “O consumidor passou a antecipar suas decisões de compra na expectativa da Black Friday e o varejista tem acompanhado esse movimento”, diz Fabio Coelho. “Isso faz da Black Friday quase que um mês inteiro de aquecimento nas vendas”.
Entre os setores que mais movimentaram negócios no varejo do ano passado, estão Alimentação (25,1%) e Vestuário (10,7%).