O presidente do nacional do Sebrae, Décio Lima (PT), faz às 10 horas dessa segunda-feira, 20, no Largo da Alfândega, em Florianópolis, o lançamento nacional da Semana do MEI.
O evento, que vai acontecer de 20 a 24 de maio, é voltada para microempreendedores individuais que já formalizaram seus negócios e precisam de orientação e também para aqueles que desejam abrir uma empresa ou ainda expandir o seu negócio.
Todas as atividades serão gratuitas e a programação completa pode ser conferida no site do Sebrae Nacional (http://sebrae.sc/semanadomei2024).
Obviamente que esse lançamento em Florianópolis não foi escolhido por Décio por acaso, pois não só está de olho nas eleições municipais, onde o ex-vereador Lela é o pré-candidato do PT na cidade, mas também em 2026, quando Décio quer novamente ser o nome de Lula em Santa Catarina.
Hoje o país conta com cerca de 15 milhões de MEI (ativos e inativos) e somente o estado de Santa Catarina conta com 620 mil microempreendedores individuais atuando nas quase 470 categorias profissionais.
Isso mostra o tamanho da força dessa fatia do mercado que pode ser beneficiada e o trabalho do petista, nesse momento, está voltado para o atingimento das metas estipuladas pela cúpula do partido e do Governo Federal, mesmo o Sebrae não sendo um órgão público.
O EVENTO
O Sebrae se mobiliza para que a Semana do MEI sirva de ferramenta para orientar os Microempresários sobre gestão e acesso a crédito, com uma meta de quase um milhão de atendimentos em todo país.
Para Décio, “o microempreendedor Individual é a cara do Brasil que avança. Há 15 anos, o Brasil testemunhava a implementação desta Lei sancionada pelo presidente Lula. Desejo que nós possamos ter políticas mais amplas e protetivas por parte do Estado para garantir a longevidade deste segmento tão importante que distribui e gera renda aos empreendedores de todo país”.
Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, a 15ª Semana do MEI promoverá cinco dias de atividades on-line e presenciais em 2.413 municípios de 25 estados. Serão debatidos temas como ideias de negócios, formalização, competências empreendedoras, planejamento, transformação digital, finanças, orientação para crédito, inovação, como aumentar as vendas.