Portal Making Of

Décio Lima receberá convite de Lula para assumir a presidência do Sebrae

O ex-prefeito e presidente estadual do PT de Santa Catarina, Décio Nery de Lima, chegou na manhã dessa quinta-feira, 2, em Brasília para uma conversa reservada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele vai ouvir do presidente da República o que já vem sendo especulado há dias no eixo Rio-São Paulo de que Lula quer Décio Lima como diretor-presidente do Sebrae Brasil.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Décio seria o diretor-presidente nacional, Luiz Barretto, que já foi ministro do Turismo, seria o novo diretor técnico, e a ex-deputada do PP, Margarete Coelho, que tem fortes ligações com o senador Ciro Nogueira (PP-RN) e com o deputado Arthur Lira (PP-AL), ambos aliados do Governo Federal, ficaria com a direção administrativa.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas, aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões.

Na visão dos petistas, as micro e pequenas empresas no Brasil acabaram se transformando num reduto, em sua maioria, de bolsonaristas e eles querem trazer esse pessoal para o lado do Governo de Lula.

E Décio Lima não poderia ser esquecido pelo Partido dos Trabalhadores porque, primeiro, é um grande amigo de Lula, tendo inclusive abrigado a filha do presidente em Blumenau quando era prefeito.

Mas Décio também aceitou disputar o Governo de Santa Catarina em 2018, na pior época para o petismo no Brasil e também em 2022, quando surpreendentemente foi para o segundo turno, perdendo para Jorginho Mello (PL).

Décio foi prefeito de Blumenau por dois mandatos, foi deputado federal por três legislaturas e hoje é presidente estadual do PT aqui no estado e foi nesse período que garantiu prestígio dentro do PT nacional, sendo visto como uma figura promissora para, em 2026, disputar em pé de igualdade o Governo do Estado.

Décio Lima não quis adiantar o teor da conversa e nem que aceitaria o convite, mas disse que garantido mesmo é a sua candidatura em 2026, nas eleições estaduais, na reeleição de Jorginho Mello.

A decisão deve sair ainda essa semana e Décio Lima pode começar a trilhar um caminho de projeção nacional para daqui há três anos e meio ser um candidato de força, aí com o apoio e a estrutura do Governo Federal, ao governo de Santa Catarina.

Parece mesmo que, mal terminou a eleição de 2022, todos os partidos já começaram a pensar nas duas próximas disputas e todo mundo começa a se ajeitar em cargos que dê aos futuros candidatos força política, projeção e estrutura.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais