Portal Making Of

Definições de Lula podem atingir alguns partidos em Santa Catarina

Desde que Lula foi declarado o vencedor das eleições de 2022, o MDB, e principalmente Simone Tebet, ganharam espaço no futuro governo petista.

Numa reunião que aconteceu em Brasília na quarta-feira, 28, o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), conversou com as bancadas do partido no Senado e da Câmara e definiu dois nomes para ocupar ministérios no governo Lula.

Renan Filho, filho do senador Renan Calheiros (AL), foi indicado para o Ministério dos Transportes e Jáder Filho, filho de Jader Barbalho (PA), assumirá o Ministério das Cidades.

Já tinha ficado definido que a senadora emedebista Simone Tebet ficará com o Ministério do Planejamento, fazendo com que o MDB já tenha três pastas importantes no governo do PT.

O anúncio dessas escolhas aconteceu pouco depois do meio dia desta quinta-feira, 29, pelo próprio futuro presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Marina Silva (Rede) também esteve na lista de anúncios, pois ela será a futura ministra do Meio Ambiente.

Mas o presidente Lula guardou três ministérios para o PSD e mais três para o União Brasil, sendo um deles o Ministério das Comunicações, onde indicou o deputado federal Jucelino Filho (UB-MA), negociando com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e também com Luciano Bivar (UB) a ida das duas siglas para o governo.

E O QUE SC TEM A VER COM ISSO?

Estes três partidos em Santa Catarina se posicionaram contrários ao governo Lula e até declararam voto no segundo turno ao presidente Jair Bolsonaro.

Numa entrevista no dia 16 de dezembro para a rádio Jovem Pan News Floripa, o presidente estadual do União Brasil, o ex-prefeito Gean Loureiro, disse saber que alguns membros da sigla no estado sairiam do partido se a legenda apoiasse o governo Lula no cenário nacional.

Naquela ocasião, Gean afirmou que nas tratativas nacionais isso é totalmente improvável, pois o partido é oriundo do Democratas, um partido de centro-direita que sempre se posicionou contrário ao que vinha sendo apresentado pelo Partido dos Trabalhadores.

Disse também que o UB foi oposição na Câmara nos governos Lula e Dilma e essa hipótese é totalmente zero, até porque o União Brasil tem filiados vindo do PSL, um outro partido com víeis de direita, e que deva prevalecer a tese da independência a partir de 2023.

Mas agora parece que as coisas mudaram e que o União Brasil deve mesmo fazer parte da base de apoio do futuro governo de Lula e Alckmin e aí resta saber o que vai acontecer com o partido aqui em Santa Catarina, principalmente nas eleições de 2024.

Veja os ministros anunciados por Lula nessa quinta-feira (29/12):

Gabinete de Segurança Institucional: Gonçalves Dias

Secretaria de Comunicação: Paulo Pimenta

Agricultura: Carlos Fávaro

Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes

Pesca: André de Paula

Previdência: Carlos Lupi

Cidades: Jáder Filho

Comunicações: Juscelino Filho

Minas e Energia: Alexandre Silveira

Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira

Esportes: Ana Moser

Meio Ambiente: Marina Silva

Planejamento: Simone Tebet

Turismo: Daniela do Waguinho

Povos Indígenas: Sônia Guajajara

Transportes: Renan Filho

Líder no Senado: Jaques Wagner

Líder na Câmara: José Guimarães

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais