Portal Making Of

Deputada federal de São Paulo entra com representação contra José Thomé

Na última quarta-feira, 27, a deputada federal paulistana Erika Santos Silva (Psol), mais conhecida como Erika Hilton, entrou com uma representação de LGBTfobia contra o prefeito José Thomé (PSD), de Rio do Sul, cidade que fica no Alto Vale catarinense.

Tudo porque o prefeito mandou o, mesmo de férias, exigiu que o responsável da Fundação Cultural da cidade, Rodrigo Pedrozo, cancelasse imediatamente a “2ª Mostra Itinerante VTransforma”, que já estava agendado para acontecer nos dias 28 e 28 de março nas dependências da Fundação, que é um órgão municipal.

A deputada, que é ativista e modelo e se identifica como trans, fez a denúncia no Ministério Público de Santa Catarina por crime e prática de improbidade.

O prefeito Thomé estava de férias nos Estados Unidos e ficou sabendo pelas redes sociais que a BAPHO Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH) iria usar as dependências públicas para realizar um evento que teria produções culturais LGBTQIAPN+ além de exibição de vídeos e apresentações com classificação livre, permitindo que crianças e adolescentes assistissem as apresentações.

Depois de dar a ordem do cancelamento da cessão do espaço, ele gravou um vídeo dizendo que não se tratava de preconceito, “mas de respeito aos princípios cristãos”.

A Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), através da Comissão do Direito Homoafetivo e Gênero, lamentou o ato do prefeito e classificou como “forma equivocada de interpretação sobre o evento”.

Desde a publicação de um vídeo falando sobre a proibição, o prefeito José Thomé teve a sua vida pessoal exposta em vários grupos de whatsapp, tendo inclusive um vídeo da sua ex-esposa falado dele do tempo em que eram casados.

A maioria das manifestações contra ele vieram de pessoas ligadas aos partidos de esquerda, como PT, Psol e PCdoB, e também de organizações não governamentais de defendem os direitos de lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer e questionando, intersexuais, assexuais e aliados, pansexuais, polissexuais, 2-espíritos e kink.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais