Portal Making Of

Deputado catarinense quer saber quanto Janja gastou nas Olímpiadas de Paris

Os deputados federais Gilson Marques (Novo), Adriana Ventura e Marcel Van Hattem protocolaram um requerimento na Mesa Diretora da Câmara para saber as informações detalhadas dos gastos pagos pelo Governo Federal da comitiva que acompanhou a primeira-dama, Janja da Silva, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, em Paris.

O requerimento foi direcionado ao Ministro da Casa Civil, Rui Castro, e tem o objetivo de detalhar passeios e eventos em que a primeira-dama esteve presente. Também foi solicitada a lista completa de todos os integrantes da comitiva, com seus respectivos cargos e vínculos institucionais, além do detalhamento dos custos da viagem, como gastos com passagens aéreas, diárias, hospedagem e alimentação.

“Não é a primeira vez que questionamos as ações da primeira-dama, que me parece gostar muito de uma viagem. Estamos falando de responsabilidade com o dinheiro público.  A transparência e o controle sobre os gastos públicos são fundamentais para garantir a confiança da sociedade nas instituições e assegurar a correta aplicação dos recursos”, disse Gilson Marques.

 

A AGENDA

Janja ficou em Paris durante 4 dias representando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura das Olimpíadas de 2024. Segundo o Palácio do Planalto, ela dividiu seu tempo entre agendas olímpicas e compromissos para falar sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Ela desembarcou na França no último dia 25 de julho e retornou para o Brasil no dia 29 do mesmo mês. Janja não foi a chefe da delegação brasileira, pois essa função ficou para o ministro dos Esportes, André Fufuca (PP), que estava junto com a primeira-dama em algumas agendas.

Na quinta-feira ela participou da reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já na sexta-feira, a agenda foi toda direcionada para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2024.

Além disso, Janja participou da recepção oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no Museu do Luvre às comitivas e delegações e também visitou a Vila Olímpica dos atletas.

A primeira-dama fechou sua passagem por Paris vendo dois jogos femininos da seleção brasileira de vôlei de praia e futebol. A escolha pelo vôlei de praia foi para homenagear a jogadora Carol, pois a mãe da atleta tinha uma relação próxima com Lula.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais