Portal Making Of

Desastre natural ou erro de gestão na prevenção dos desastres naturais?

Foto: Lama invade ruas do Córrego Grande em Florianópolis / Crédito: reprodução internet

Não há como enganar a natureza. Os locais de risco de uma cidade são velhos conhecidos da Defesa Civil que trabalha para monitorar essas áreas, mas cabe ao poder público constituído. Presidente, Governador e prefeitos objetivamente as ações para prevenir ou minimizar tais tragédias. Durante este Carnaval os paulistas vivenciaram mais uma vez uma tragédia anunciada, chuva torrencial, alagamento e deslizamento de morros, um problema que é um velho conhecida dos catarinenses. A chuva e o mar de lama destruíram rodovias, casas, mas também ceifaram vidas, pessoas que, por falta de opção, ficam a mercê das intempéries e das orações nos dias de tempestade. Áreas de risco identificadas e monitoradas por si só não evitam o desastre; por isso, devem vir acompanhadas de políticas públicas sistêmicas, inclusive nos cuidados fundamentais para a elaboração do novo Plano Diretor de Florianópolis, fica a dica para a prefeitura e para quem está priorizando a especulação imobiliárias sem os devidos cuidados ambientais. A aprovação de um loteamento em área suscetível fez um mar de lama atingir o bairro do Córrego Grande, e este é um bom exemplo do que acontece quando as leis da natureza não são respeitadas.

 

Avaliação positiva. CDL Florianópolis avalia como positiva as festividades do Carnaval. Segurança e limpeza foram pontos primordiais para ordenação e regramento das atividades durante os dias de festas. Diferente dos anos anteriores, em que ocorreram as festividades do carnaval, este foi sem dúvida o melhor período de festas, tanto no quesito segurança, quanto limpeza. Para o presidente, o carnaval deste ano foi um divisor de águas, e que a Entidade, assim como este ano, estará à disposição para contribuir com a construção do carnaval de 2024.

 

Bares e Restaurantes. A CDL Florianópolis vê o período com melhorias, visto que o poder público abriu canal de comunicação entre lideranças públicas e empresários locais para propiciar um retorno mais breve aos problemas ocorridos durante os dias de folia. Valer ressaltar, que a presença dos ambulantes ilegais no período da noite aumentou de forma significativa durante os dias de folia, prejudicando o comércio estabelecido e os ambulantes legalizados pela prefeitura. “Além dessas dificuldades sinalizadas pelos comerciantes, foi citado também o desencontro de informações como horário de funcionamento, entre outros, mas foram contornados pelo poder público e os empresários conseguiram atuar normalmente nos dias de festas. No geral, o carnaval deixou resultados positivos e temos certeza de que o próximo ano será ainda melhor”, explicou Júlio Geremias, presidente da CDL Florianópolis.

Foto: Força policial na Av. Hercílio Luz -Centro de Florianópolis no Carnaval / crédito: acervo pessoal.

A ação violenta para dispersar os foliões precisa ser revista. Após dois longos anos sem a festa mais popular do planeta, o carnaval de Florianópolis proporcionou momentos de grande alegria, mas como nem tudo são flores, para garantir o toque de recolher e dispersar as pessoas, quem deveria garantir a segurança da festa e dos foliões foi diretamente responsável por momentos de violência. Um vídeo feito em Santo Antônio de Lisboa, também na Capital, mostra o uso da força policial para dispersar os foliões na primeira noite da festa. Interromper a festa a meia-noite no entorno da Av. Hercílio Luz – no Centro, por exemplo, é uma ação concreta para conciliar os interesses do folião em se divertir no Carnaval e das pessoas que moram no local onde a festa acontece, mas também para conter a incidência de violência que geralmente é maior a partir desse horário, pelo abuso do álcool diante dos oportunistas de plantão. A Prefeitura, a guarda municipal e a Polícia Militar devem usar inteligência e não da força para dispersar os foliões.

 

Foto: Rafael Assunção/Divulgação.

Para executivos de startups. Estão abertas as inscrições para o M&A Experience Pocket, o primeiro workshop ocorrerá em 28 de fevereiro em Joinville Realizado pela Questum em parceria com a Acate, a capacitação é voltada para executivos de startups com alto crescimento. Exclusivo para associados da Acate, as inscrições podem ser feitas no link. Os empreendedores terão acesso a informações sobre como liderar o crescimento exponencial das startups e receberão apoio de mentores para identificar as melhores oportunidades na estratégia de M&A. Além de conhecer sobre o processo completo de captação de investimento e venda de startups, o M&A Experience Pocket é uma oportunidade de networking com grandes nomes do ecossistema de inovação. “Por meio de conteúdos, mentorias e atividades práticas, vamos mostrar para esses executivos como podem planejar a escalada das empresas utilizando recursos de forma planejada, inclusive visando um futuro M&A, caso seja o objetivo”, explica Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum.

 

Atenção empresas de São José: Será lançado no próximo dia 28, o Prêmio AEMFLO Inovação 2023. A ideia é destacar e reconhecer as boas práticas de gestão de empresas associadas à AEMFLO e CDL de São José. Poderão participar empresas de todos os tamanhos, áreas e segmentos de atuação. As inscrições começam a partir da data do lançamento e a entrega do prêmio acontecerá no dia 4 de maio com evento para mais de 1 mil pessoas no Hard Rock Live.

 

Descubra suas crenças limitantes. O Núcleo de Estratégias Empresariais da CDL Florianópolis apresenta a 12 edição do Mentor Experience no dia 27 de fevereiro de 2023, a partir das 19h, com o tema: “Sua autossabotagem é maior que sua vontade de crescer? Descubra como suas crenças limitantes podem estar travando o crescimento da sua empresa!”. No encontro, os participantes aprenderão a identificar e lidar com os ciclos de autossabotagem para construir um planejamento estratégico que impulsione os negócios. Aproveite a oportunidade para expandir as possibilidades de aprimorar a administração empresarial. Entre em contato pelo telefone (48) 9916-25067 (WhatsApp) ou pelo e-mail nucleos@cdlflorianopolis.org.br para mais informações.

 

Cursos gratuitos para turbinar o currículo. A Câmara Municipal de Florianópolis lançou nesta quarta-feira, em seu site, inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos para a população. Os cursos serão ministrados por meio da plataforma de Ensino à Distância, com duração de, em média, 80 horas, com direito a certificado de conclusão. Para ter acesso aos cursos, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Câmara Municipal de Florianópolis, através do https://www.cmf.sc.gov.br/

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: