Portal Making Of

Dia 20 Luciane Ceretta dirá sim ou não para Jorginho Mello sobre a Educação

Depois de passar uma semana nos Estados Unidos fazendo contatos e buscando investidores para as diversas obras em Santa Catarina, o governador Jorginho Mello (PL) chega no Estado no domingo, 18, para definir quem vai comandar a Secretaria de Educação do seu governo.

Aristides Cimadon deixou o cargo na semana passada depois que ele e o governador entenderem que o trabalho bateu no teto. A conversa aconteceu na Casa D´Agronômica e lá mesmo o ex-secretário pediu para sair.

Mas mesmo antes de Cimadon confirmar a saída, Jorginho Mello já tinha iniciado conversas com a reitora da Unesc e atual presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, para que ela assumisse o cargo.

Não é de hoje que o governador tenta trazer Luciane para o Governo do Estado e agora surge mais uma oportunidade para que Jorginho consiga, enfim, trazê-la para a administração.

Jorginho Mello já convidou Luciane Ceretta para assumir a educação estadual e a conversa definitiva vai acontecer mesmo na próxima terça-feira, 20, quando termina o prazo para que a reitora decida se assume a Secretaria ou não.

A reunião vai acontecer as 16 horas no Centro Administrativo, na SC 401, em Florianópolis. Se aceitar, ela não precisa renunciar ao cargo de reitora e nem a presidência da Acafe, podendo apenas pedir licença das duas funções.

No sul do Estado, a reitora tem conversado com pessoas próximas e lideranças locais da região para debater os prós e contra de ir para Florianópolis. O prefeito Vaguinho Espíndola, de Criciúma, apoiou a ida entendendo que seria mais uma ocupação de espaço da região, o que pode facilitar a busca de verba e ações do Governo do Estado por lá.

Ceretta goza de muito prestígio com Jorginho Mello e até é vista como uma possível candidata a deputada estadual em 2026 pelo PL ou Republicanos.

O sul de Santa Catarina tem conseguido emplacar muitos políticos em cargos importantes na política estadual. Hoje o Sul tem 7 deputados estaduais, 5 deputados federais, tem o presidente da Assembleia Legislativa e comanda no Governo do Estado secretarias como a de Portos, Aeroportos e Ferrovias e a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca.

Mesmo que Luciane Ceretta assuma a Secretaria de Educação do Estado, a secretária-adjunta Patrícia Lueders continua no cargo e a pasta terá duas mulheres nos postos mais importantes da pasta.

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais