Portal Making Of

E-commerce continua a conquistar novos compradores no Brasil

Foto: Reprodução/Pixabay

O consumidor brasileiro tem feito escolhas que impactam diretamente o cenário de canais. Em 2024, por exemplo, as missões menores começam a estabilizar e o abastecimento se fortalece. É o que aponta o estudo Consumer Insights Q1 2024, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Com a maior estabilidade na ominicanalidade, a perda em penetração afeta todos os canais, exceto o e-commerce. No longo prazo, o meio ganhou 1,4 p.p. de penetração, totalizando cerca de 14 milhões de lares no Brasil. Nesse contexto, os novos compradores foram os que mais impulsionaram o volume por viagem (alta de 32,3%), enquanto os repetidores foram os mais fiéis (frequência de 6,1 visitas).

As compras via e-commerce foram feitas, principalmente, por meio de sites ou aplicativos dos varejistas (representaram 54% em valor), e as cestas apresentaram 10% mais categorias em comparação ao ano anterior, sendo as marcas econômicas as preferidas dos consumidores (51,3% em volume).

Em relação aos outros canais, os brasileiros apresentaram posturas diferentes para poder aproveitá-los da melhor forma. Para missões de abastecimento e reposição, os consumidores preferiram os Atacados, os Supermercados, os Hipermercados e o Varejo Tradicional. Eles foram frequentados, principalmente, entre o 1º e o 10º dia do mês, com destaque para as cestas de Limpeza, Commodities e Perecíveis.

Já para as ocasiões de urgência, foram escolhidos Porta a Porta, Perfumarias e Farmácias. Esses canais foram frequentados, principalmente, entre o 11º e o 20º dia do mês para suprir as cestas de Higiene & Beleza e Medicamentos.

“Independentemente da missão, um aspecto é unânime: houve uma maior percepção de promoções entre os compradores na comparação entre 2023 e 2024”, comenta Desiree Wichineski, Gerente de Soluções Avançadas da Kantar.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton

Leia mais