Portal Making Of

Economia de Santa Catarina cresce 3,9% e lidera crescimento nacional

Nos primeiros quatro meses de 2024, a economia de Santa Catarina cresceu 3,9%, superando a média nacional de 2,1%, conforme relatório do Banco Central. Em abril, o estado liderou o crescimento econômico nacional com uma alta de 2,6% em relação a março, segundo o IBC-BR. Este desempenho foi impulsionado por condições de crédito mais favoráveis e um mercado de trabalho aquecido, beneficiando setores como a indústria, que cresceu 6,5%, com destaque para a produção de equipamentos elétricos, que aumentou 16,1%.

A demanda externa também desempenhou um papel importante, especialmente para produtos como motores e transformadores elétricos. A fabricação de máquinas e equipamentos cresceu 10,2%, e a produção de veículos automotores subiu 7,8%, refletindo no comércio de veículos, motocicletas, partes e peças, que aumentou 13,9%. A produção de produtos químicos cresceu 6,4%, influenciada pelo consumo de artigos farmacêuticos e cosméticos, resultando em um aumento de 12,9% no comércio. O setor de serviços foi o que mais cresceu, com um aumento de 6,7%, impulsionado pelo consumo das famílias e pela maior produção industrial. A atividade econômica do comércio ampliado teve alta de 5,5% no acumulado do ano até abril.

O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, afirmou que a queda da taxa de juros a partir de agosto do ano passado tornou as condições de crédito mais favoráveis, beneficiando setores da indústria, que cresceu 6,5% no acumulado do ano. Ele destacou que essa dinâmica incentivou o desempenho de segmentos ligados à produção de bens de capital, intermediários e de consumo durável, como a indústria de equipamentos elétricos, que teve alta de 16,1% na produção.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: