Portal Making Of

#ÉFake: Itaú Unibanco lança plataforma que alerta sobre notícias falsas

O Itaú Unibanco apresentou ao mercado a plataforma #ÉFake, iniciativa que tem o objetivo de auxiliar no combate às notícias falsas relacionadas ao banco e ao mercado financeiro como um todo.

Impulsionado pelo Q-Insider, plataforma da Quaest para coleta e mineração de dados, a #ÉFake tem a capacidade de rastrear e identificar notícias falsas relacionadas à marca Itaú em sites, blogs, redes sociais e grupos de mensagem.

Com o projeto, a sociedade pode ter acesso a esclarecimentos sobre notícias falsas em circulação nessas plataformas, evitando, assim, que sejam enganados ou que compartilhem conteúdo fake. A gestão da plataforma e a curadoria do seu conteúdo está a cargo do time de Comunicação Corporativa do banco.

Pâmela Vaiano, superintendente de comunicação corporativa do Itaú Unibanco, destaca que as Fakes News representam uma crescente ameaça tanto para a sociedade quanto para as empresas, já que marcas renomadas são utilizadas para pulverizar mentiras e medo.

“No Itaú, tocamos mais de 70 milhões de clientes e 100 mil funcionários diariamente, além dos nossos milhares de acionistas. Por isso, precisamos de ferramentas efetivas para fomentar uma comunicação confiável. A integridade de marcas como a do Itaú depende da habilidade das empresas de promoverem uma comunicação ética, transparente e precisa, e a #ÉFake nasceu com o objetivo de nos apoiar nessa missão”, diz. (propmark)

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.