Hoje é o prazo final para o filiado do PT de Santa Catarina registrar a sua chapa para a disputa da presidência do partido.
A eleição será no dia 6 de julho e Décio Lima, atual presidente do PT catarinense, quer se dedicar a presidência do Sebrae nacional e também a pré-candidatura ao Governo do Estado. ele já concorreu a esse cargo nas eleições de 2018 e 2022, quando conseguiu chegar no segundo turno contra o governador Jorginho Mello (PL).
Até esse momento três petistas já se apresentaram para a disputa da presidência. O primeiro a anunciar a candidatura foi o deputado estadual Padre Pedro Baldissera, que representa um grupo do Oeste de Santa Catarina.
O segundo nome dessa disputa é o da vereadora de Florianópolis, Carla Ayres e nesta quarta-feira, 7, o deputado estadual Fabiano da Luz também disse que é candidato à presidência do PT.
Essa eleição terá ainda um quarto elemento, pois a deputada estadual Luciane Carminatti também vai colocar o nome à disposição representando o grupo Militância Socialista.
A atual executiva estadual esperava uma eleição por aclamação, mas as três candidaturas mostram que o partido não tá tão unido assim e agora veremos se vai haver alguma negociação para evitar a disputa ou se as 3 ou 4 chapas vão duelar entre si para comandar o PT catarinense.
O que todos concordam é que o PT aqui no Estado precisa de uma nova postura e um novo discurso, pois em 2024 elegeu apenas 7 prefeitos e 9 vices e em 2026 pode amargar mais uma diminuição de bancada.
Hoje o PT tem quatro deputados estaduais e dois deputados federais, mas ninguém ousa em garantir que o Partido dos Trabalhadores manterá essas cadeiras na eleição do ano que vem.
Mas tem alas dentro do PT catarinense que contesta até a candidatura de Décio Lima ao Governo do Estado e defende que ele deveria disputar uma das vagas para o Senado.
LANÇAMENTO
No sábado, 10, o deputado federal Rui Falcão vai estar em Florianópolis para participar do lançamento da sua candidatura à presidência nacional do PT
Ele tem o apoio de Pedro Uczai, de Luciane Carminatti e também de membros históricos do partido, como o do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, e do ex-deputado paulista José Genuíno.
Falcão e filiado no PT desde 1982 e já foi presidente nacional do partido entre os anos de 2011 e 2017. Foi duas vezes deputado estadual em São Paulo e está no segundo mandato de deputado federal.
Depois da eleição nacional e estadual, o PT vai se concentrar nas alianças para apoiar principalmente a reeleição do presidente Lula. Aqui no Estado, caso a candidatura de Décio se confirma, o partido deve conversar com os outros partidos de esquerda, mas não fechará as portas para legendas que estão com o presidente no cenário nacional.