Portal Making Of

Enfim Jorginho Mello recebe o sim de reitora para ingressar no seu governo

Desde 2023 o governador Jorginho Mello (PL) vem tentando levar a reitora da Unesc e atual presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, para o Governo do Estado.

Mas o primeiro nome para a Secretaria de Educação, até para que o Programa Universidade Gratuita fosse implantado no Estado, era sim o do ex-secretário Aristides Cimadon porque na época era ele o presidente da Acafe.

Mas depois da análise do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Santa Catarina, Jorginho, em comum acordo com Cimadon, resolveu trocar o comendo da educação e, obviamente, o primeiro e único nome que surgiu foi o de Luciane Ceretta.

Vale destacar que Cimadon decidiu deixar o Governo do Estado também por conta de problemas de saúde. A secretária-adjunta Patrícia Lueders é quem toca a Educação estadual desde a saída do secretário.

Jorginho Mello chegou dos Estados Unidos no domingo e buscar a resposta de Luciane foi a primeira coisa que fez. Tinha uma reunião agendada para a terça-feira, 20, para definir o assunto, mas o governador se antecipou e acabou recebendo o Sim da reitora que deve assumir a Secretaria de Educação nos próximos dias.

Além de ter que melhorar os índices do Ideb de Santa Catarina, a nova secretária recebeu a missão de melhorar também as instalações físicas dos educandários de todo o Estado, que são considerados defasados e muitos com problemas básicos, como banheiros adequados e fiação inadequada para instalação de ar-condicionado.

Luciane Ceretta tem 30 anos de trabalho no magistério superior, é formada em Enfermagem e Administração, é mestre em Enfermagem (UFSC), doutora em Ciências da Saúde (Unesc) e tem MBAs em Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios e Gestão de Projetos.

Ceretta também é membro do Conselho Nacional de Educação, onde tem participado de Comissões para formação continuada de professores; Diretrizes para o ensino técnico profissionalizante; Novos formatos avaliativos para a educação básica no Brasil e Trilhas formativas para o ensino médio.

 

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais