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Estudo mostra que mulheres seguem ‘invisíveis’ na publicidade

Foto: Reprodução/Unsplash

Apesar de possuírem um poder econômico global de US$ 31,5 trilhões, as mulheres ainda são sub-representadas em campanhas e estratégias de marketing. No entanto, marcas que investem em uma representação mais autêntica e positiva das mulheres podem obter ganhos expressivos em vendas.

Essa é uma das conclusões de um estudo realizado pela empresa de data tech Circana, em parceria com a instituição americana ANA’s SeeHer.

O levantamento reforça o papel crucial que a publicidade e a mídia desempenham na construção de uma sociedade mais equitativa e na superação de estereótipos de gênero.

Segundo a pesquisa, campanhas que retratam as mulheres de forma precisa e positiva podem gerar um aumento de vendas de até 10 vezes – o dobro do crescimento identificado em outra análise, realizada em 2019, quando o impacto era de 5 vezes.

A igualdade de gênero é uma preocupação para a maioria dos consumidores. De acordo com o estudo, 94% das pessoas ao redor do mundo consideram o tema importante em suas vidas pessoais e 81% demonstram otimismo quanto aos avanços na área.

Além disso, consumidores de diferentes raças, etnias e gerações percebem a mídia e as marcas como influentes na promoção da equidade. O impacto das campanhas publicitárias inclusivas é ainda mais significativo entre as gerações mais jovens.

Criativos que priorizam narrativas de crescimento pessoal, empoderamento e autorrealização feminina impulsionam as vendas em 9 vezes entre a Geração Z e os millennials mais jovens.

A pesquisa também revelou que uma maior diversidade na publicidade não apenas melhora a percepção da marca, mas gera um impacto direto no desempenho de vendas.

A presença de mulheres etnicamente diversas amplia o retorno sobre o investimento publicitário para todos os lares, independentemente da raça ou etnia. Além disso, consumidores afro-americanos e hispânicos demonstraram maior engajamento com marcas que valorizam a diversidade em suas campanhas.

No entanto, apesar desses avanços, o estudo alerta para um retrocesso preocupante. Nos últimos dois anos, houve uma queda de 18% na presença de mulheres em papéis de liderança na publicidade. (propmark)

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