Portal Making Of

Expo Paraguai e Brasil mobiliza autoridades políticas e empresariais em SC

Foto: Divulgação

Um dos mais importantes eventos de integração entre o Brasil e o Paraguai foi lançado na manhã desta quinta-feira, 3, na Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc. O evento reuniu autoridades políticas e empresariais dos dois países para o lançamento da Expo Paraguai e Brasil, que vai acontecer nos dias 21 e 22 de setembro e pretende aproximar ainda mais os dois países.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, e o da Fundação Empreender, Jonny Zulauf, receberam o ministro designado da Indústria e Comércio, Javier Gómez, a ministra da Embaixada do Paraguai em Brasília, Nímia da Silva, presidente da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, Antônio Carlos dos Santos, o secretário de Articulação Internacional, Juliano Frohener, o secretário da Indústria de Comércio, Indústria e Serviço de SC, Silvio Dreveck, entre outros empresários e autoridades para dois momentos.

O primeiro evento foi um encontro para expor as intenções do governo paraguaio em relação ao Brasil e vice-versa. O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, disse que espera que essa aproximação traga frutos para Santa Catarina e para as empresas. “Não somos concorrentes, pelo contrário, somos parceiros e precisamos estar unidos. Estamos de portas abertas para fortalecer os laços entre esses dois países que são irmãos”.

Jonny Zulauf, presidente da Fundação Empreender destacou que o Paraguai tem um diferencial que é a segurança jurídica. “Trocarmos experiências e propósitos em comum entre os nossos países, e em especial o nosso estado que está tão perto do Paraguai, traz novos horizontes aos negócios. Temos a necessidade sim de manter as relações entre fronteiras”. A Fundação Empreender já trabalha com este propósito há mais de 20 anos.

O secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Juliano Froehner, destacou a importância da aproximação entre SC e o Paraguai. “Ampliarmos nossas relações é a possibilidade de trazermos de volta a rota do milho. SC tem um interesse muito grande em que o milho venha do Paraguai através da cidade de Paraíso”. Ele também explicou que existem planos de ter uma missão catarinense ainda este ano em visita ao Paraguai. “Esta é uma importante missão de vinda para estreitarmos laços. Já existe uma missão de volta para visitar o Paraguai organizada pela Apex, prevista para acontecer ainda este ano”.

O secretário da Indústria de Comércio, Indústria e Serviço de SC, Silvio Dreveck, explicou que regiões do mundo todo se organizaram e América do Sul perdeu um pouco o timing. “Esta iniciativa com o Paraguai é uma oportunidade de retomarmos os laços. É um país em pleno desenvolvimento, com políticas públicas e incentivos aos investimentos”.

Javier Gimenez , ministro designado da Indústria e Comércio, desde a eleição em abril, o presidente Santiago Peña, vem trabalhando em estreitar alianças com o Brasil. Segundo o Ministro, o futuro do Paraguai está na integração com o Brasil. “O Paraguai é um país de oportunidades. Vocês ficarão surpreendidos com o que vão conhecer”. Segundo ele, a mão de obra no Paraguai é de primeira categoria. “É um povo bom de trabalhar”. O setor privado é considerado prioridade pelo novo Governo. “Para gerar empregos, precisamos manter impostos baixos, eficiência na gestão pública, valorização do setor privado para geração de empregos, e integração com outros países. Por isso é tão importante esta integração com a Facisc para gerar oportunidades para empresas catarinenses”, ressalta o Ministro.

 

Expo Paraguay Brasil

“Gerando oportunidades de negócios em um ambiente sustentável” é o lema da Expo Paraguai Brasil 2023, organizada pela Câmara de Comércio Paraguai Brasil (CCPB), e que será realizada nos dias 21 e 22 de setembro no Centro de Convenções Conmebol (cidade de Luque, Paraguai).

Nesta edição, o foco é a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. “Este ano estamos buscando um evento com responsabilidade social, onde as oportunidades de negócios são geradas em um ambiente sustentável”, disse o diretor da CCPB e coordenador geral do evento, Junio Dantas.

 

Experiências

Milvo Zancanaro, vice-presidente Regional Oeste da Facisc, empresário que mantém negócios com empresas do Paraguai, explicou os passos para ampliar o mercado para o país vizinho. “A facilidade de desenvolver os negócios no Paraguai é algo fantástico. Os resultados de produtividade são grandiosos. Além dos incentivos fiscais e tributários, temos uma proximidade com as autoridades paraguaias, desde o presidente, até ministros e a embaixada. A mão de obra de alta qualidade, treinável. Chegamos até lá através de missões empresariais com a Fundação Empreender”. A Câmara de Comércio também foi ressaltada pelos empresários como fundamental para a manutenção dos negócios no Paraguai.

 

Vantagens e incentivos

Uma das vantagens do Paraguai é a Lei de Maquila. O regime de maquila permite às empresas importarem matérias-primas, maquinários e demais insumos necessários por meio de um sistema de admissão temporária, conforme o qual fica suspensa a cobrança dos tributos à importação. Segundo Sebastian Bogado, Adito Comercial do Paraguai no Brasil, a lei possibilitou que muitas empresas brasileiras iniciassem o processo de internacionalização. “A estabilidade e a previsibilidade são de vital importância para as empresas. Não somos perfeitos, mas estamos trabalhando para dar segurança às empresas, com incentivos fiscais e tributários. O regime de Maquila surgiu para exportação, mas as empresas também podem fazer o fornecimento para o mercado local”.

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Aerosmith anuncia despedida dos palcos

Nesta segunda-feira, 1º de maio, a banda Aerosmith anunciou sua turnê de despedida após 50 anos de rock. “Depois de 50 anos, 10 turnês mundiais

ESPN promove pacote de renovações

A ESPN promoveu na última semana uma lista de renovações em seu elenco. Nomes como Antero Greco, Gian Oddi e Luciana Mariano tiveram seus vínculos

Leia mais

A ÚLTIMA SESSÃO DE FREUD

No teatro, o destaque  da semana é a curta temporada da peça “A ùltima  Sessão de Freud”,   um grande  sucesso que  desde 2022  que  está percorrendo

Lira adia votação do PL das Fake News

O presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu nesta terça-feira, 2, adiar a votação do Projeto de Lei (PL) 2630, conhecido como PL das Fake News.

Gás de cozinha fica mais barato em SC

Os catarinenses deverão pagar menos pelo gás de cozinha nos dos próximos dias. O botijão de 13 quilos ficará até R$ 8 mais barato: passando