Outubro 06, 2021

EXUPÉRY NA ILHA

EXUPÉRY NA ILHA
DIVULGAÇÃO

A Ilha de Santa Catarina tem mais um bom motivo para continuar guardando as lembranças de uma das histórias que atravessam gerações, a presença do escritor Saint-Exupéry por aqui há mais de cem anos, mais precisamente na Praia do Campeche. E o novo registro está nas gravações recém terminadas do curta-metragem "Dás um banho, Zé Perri", escrito e dirigido por Zé Dassilva e que tem no elenco Marcos Veras, Rodrigo Fagundes, Alana Ferri e Ísis Pessino, além de atores locais.

O projeto cultural é viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis e do Floripa Airport.

O ator Marcos Veras vive o desenhista Celestino, que consegue convencer Exupéry (interpretado por Rodrigo Fagundes) a vir ao Brasil para realizar o sonho da garota por quem é apaixonado: dar uma volta de avião. A trama acontece na época em que o lendário aviador, que escreveu o livro "O Pequeno Príncipe", comandava o escritório da empresa de correio aéreo francês Aeropostale em Buenos Aires, e que de fato passou por Florianópolis.

Para realizar o filme, uma réplica em tamanho real do avião modelo Breguet 14 foi produzida pela equipe do artista Michel Martins, de Parintins (Amazonas), e que veio a Florianópolis especialmente para isso.

A produção é da Diplomata Filmes, junto com a 4-3-3 Produções, Studio de Ideias, Vinil Filmes e Dino Cantelli, que como Zé Dassilva também é roteirista em novelas da TV Globo. O filme tem previsão de lançamento para dezembro de 2021 e o avião deve ficar em exposição no Floripa Airport.


ator MARCOS VERAS -  cena de "Dás um banho, Zé Perri"/foto DIVULGAÇÃO

 

PRIMAVERA  ROSA


foto  DIVULGAÇÃO

Até aqui ganhava a cor rosa o mês de outubro, para simbolizar a luta contra o câncer de mama, mas agora a cor se espalha para colorir toda a primavera.  Esse é o projeto que reúne arte, renda e fuxico, criado e desenvolvido pela AMUCC (Amor e União Contra o Câncer), Ecomoda Udesc e o Instituto Trama Ética & GIOS.

Através das parcerias, será desenvolvida uma coleção batizada de "Primavera Rosa", com 20 jaquetas jeans customizadas por artistas, artesãos, rendeiras, estilistas, marcas, professores e estudantes de moda da Udesc (Universidade do estado de Santa Catarina). A inspiração para a coleção vem da estação do ano que traz a renovação, com a floração das árvores frutíferas, flores e a vegetação como um todo e que deixam a vida mais alegre. A maior parte das jaquetas foi doada pelo Instituto Renner e as demais por outras instituições.

As jaquetas serão leiloadas durante exposição em um shopping de Florianópolis, ainda a ser definido entre os dias 21 e 28 de outubro, e a renda  revertida para as ações da AMUCC.

O projeto "Arte, Renda e Fuxico do Bem" é uma ação do programa de extensão Ecomoda Udesc, com suas parcerias, e se insere no projeto "Moda Livre", que atende as necessidades das comunidades sobre formação e geração de renda para mulheres e jovens. www.amucc.org.br/


jaquetas que serão customizadas/fotos DIVULGAÇÃO

 

MISCELÂNEA DE DANÇA

Começa nesta sexta, (8 a 11 de outubro) a Sétima Miscelânea de Dança, reunindo representantes de nove estados brasileiros (SC, PR, SP MG, BA, RJ, CE, RN e AM). A parte artística será online e a base técnica montada presencialmente em Florianópolis. Vai reunir artistas, professores, alunos, residentes, bailarinos e pesquisadores para discutir os modelos tradicionais da dança e a troca de experiências.

O tema principal é neurodiversidade na dança, um conceito criado em 1988 pela cientista social Judy Singer, que procura derrubar as barreiras sociais que restringem pessoas portadoras de deficiência na inserção da dança.

A busca é pelo entendimento que pessoas com diferenças cognitivas não são limitadas e podem ser criativas e desenvolver técnicas próprias de se expressar através da dança e da normalidade.

Entre os convidados estão o ativista dos direitos das pessoas com deficiência, João Paulo Lima, de Fortaleza, que atua como artista,performer, educador e escritor. A pesquisadora Jocélia Freire, de Salvador, integrante do Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, Repertórios Afro-Brasileiros e Populares, da Universidade Federal da Bahia, e  o artista e professor de dança e consciência corporal, Oberdan Piantino, de Curitiba.

@miscelaneaemdança  -  link evento https://linktr.ee/miscelaniaemdanca


JOÃO PAULO LIMA JUCÉLIA FREIRE  OBERDAN PIANTINO
fotos DIVULGAÇÃO e CAYO VIEIRA (Oberdan)

 

BICICLETANDO PELO MUNDO


CAMILO TEIXEIRA/foto DIVULGAÇÃO

Para todo ciclista uma pedalada sempre tem ares de aventura, não importa o tamanho do percurso. Mas imagina uma aventura pela Europa e Ásia sobre duas rodas, atravessar 19 países e percorrer 12 mil quilômetros.  O ciclista, engenheiro agrônomo, historiador e guarda vidas Camilo Teixeira, de Santa Catarina, conseguiu essa façanha ao lado da parceira de viagem Renata Mazer. Juntos, eles foram surpreendidos por um funeral bem diferente na Tailândia e explosões na França em atos de terrosimo. Não faltaram surpresas boas, novos amigos, histórias inusitadas e, claro, alguns perrengues. Mas agora o legado precisa ser compartilhado e Camilo está na luta pelo lançamento do livro "Pedalando pelo Mundo", que está pronto e relata com textos e fotos toda a jornada, com ilustrações em aquarelas de Lisete Assen. Camilo abriu um financiamento coletivo para colocar o livro nas mãos do leitor e criou o projeto Benfeitoria.com, e como ele mesmo diz, é tudo ou nada, arrecada o necessário ou o livro não sai. Pelo site também estão à venda souvenirs que lembram a viagem e a compra do livro antecipada. Mas fique tranquilo, caso a arrecadação do financiamento não chegue ao pretendido o dinheiro será devolvido, garante Murilo Teixeira. As aquarelas que ilustram o livro também estão à venda. E fecho com a frase de estímulo do Camilo Teixeira:  "O mundo está cheio de pessoas boas, vamos parar de desconfiança e colocar o pé na estrada".

Contatos pelo email camilolagoinha@gmail.com e pelo instagram @bicicletandoomundo 

financiamento coletivo pelo www.benfeitoria.com

 

EM AÇÃO

+ Empresário Marcelo Petrelli, Diretor presidente do Grupo ND, anunciou projeto para comemorar os 275 anos da imigração açoriana em Santa Catarina. Foi aos Açores para uma série de contatos com o Governo Regional e outras lideranças do arquipélago. O projeto contempla uma série de ações que serão divulgadas nos veículos do Grupo ND em 2023.

+ A NSC começou esta semana o projeto Basquete Transforma SC. Durante um ano o comunicador Edsoul vai trazer nos veículos do grupo as ações em favor do basquete e como o esporte pode mudar vidas.

+  A trupe de palhaços da saúde, os Doutores da Alegria, estão de volta aos hospitais e entidades de Florianópolis. Fazem um trabalho incrível para levar carinho e alegria aos pacientes em diversos tipos de tratamento, principalmente crianças portadoras de câncer. Estavam parados por causa da pandemia, mas agora a alegria está solta por corredores, salas, quartos e leitos, onde levam muito mais do que esperança.

+  Prefeito Gean Loureiro, de Florianópolis, anunciou um pacote de metas para garantir a temporada de verão prevendo o controle da pandemia. Uma destas ações é sobre a liberação do uso de máscaras. De acordo com o prefeito, logo que o governo do estado libere o uso, a prefeitura vai montar um cronograma para Florianópolis e as máscaras poderão ser retiradas se a vacinação completa atingir 80 por cento dos adultos. Até o momento, cerca de 76 por cento da população adulta da capital estão completamente vacinados. A prefeitura denominou o projeto da temporada como "Verão da Virada".

Retornaram essa semana as visitas aos presídios de Santa Catarina. Parentes, advogados e religiosos podem visitar os detentos. Mas os encontros virtuais continuam e cada preso poderá receber apenas uma visita presencial por mês. Durante a pandemia, 17 pessoas morreram de Covid, entre detentos, agentes prisionais e demais funcionários dos estabelecimentos prisionais. A medida vale também para locais sócio educativos, onde estão menores em recuperação.

 

Até semana que vem. Vou na batida do projeto do pessoal da moda da UDESC, mais do que um Outubro Rosa, fazer uma Primavera Rosa, porque saúde é tudo. 

Tags:
Gente lugares colunista making of anselmo prada
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

Tudo pela vida

Outubro 13, 2021
Exclusivo

Na defesa da boa estética

Setembro 29, 2021
Exclusivo

Vai pra Piri

Setembro 22, 2021

Anselmo Prada

Anselmo Prada

Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com e WhatsApp (48)99163-6710.

  • Instagram

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!