Portal Making Of

FAM 2024 divulga programação oficial da 28ª edição

Troféus da edição 2023 (Foto: Daniel Guilhamet)

A Associação Cultural Panvision está em contagem regressiva para a 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, que este ano teve mais de 800 filmes inscritos, com a seleção a cargo de 17 curadores do Mercosul. No total, serão exibidas 66 obras, de 14 países, de 5 a 11 de setembro. A programação inclui homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, o 8º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+Lab, Fórum Audiovisual Mercosul, Projeto Rally Panvision, oficinas e debates no Conversas FAM de Cinema, somando mais de 70 atividades.

As exibições dos filmes serão no CineShow Beiramar Shopping. Já as atividades do ECM+LAB 2024 e o Fórum serão no Majestic Palace Hotel.

Cerimônia de Abertura, na quinta, dia 5, às 17h, no CineShow, fará uma homenagem ao seu idealizador, Antonio Celso dos Santos, falecido no ano passado, com a exibição do curta Ritinha (2001, 20′), ficção dirigida por ele, uma adaptação do conto premiado do escritor catarinense Hoyêdo de Gouvêa Lins. Antes da primeira sessão de longas, será realizado o Papo FAM com o ator Giuseppe Oristanio, ator do filme Ritinha.

“A 28ª edição do FAM além de celebrar o cinema, também homenageia seu idealizador, reafirma nosso compromisso com a diversidade, acessibilidade e inovação, conectando culturas e promovendo diálogos”, diz Alissa Azambuja, diretora artística e de comunicação da Panvision.

Este ano, foram selecionados 47 filmes para as Mostras Competitivas e 14 produções convidadas, além de cinco curtas que serão produzidos durante o Festival, no Projeto Rally Panvision. Oito Mostras Competitivas fazem parte da programação do festival: Work In Progress (filmes em processo de finalização), Mostra CurtasMostra Infantojuvenil, Mostra Curtas CatarinenseMostra On-LineMostra Longas, Mostra Videoclipe e Mostra Rally. Para completar, as Conversas FAM de Cinema exibem produções convidadas. Na Mostra WIP e na Mostra Curtas Catarinense, todas as produções são inéditas. Ao todo, 16 filmes serão exibidos pela primeira vez.

Novidade este ano, sempre ao fim das sessões das 18h30 e das 20h30 terá um espaço para perguntas e respostas entre os realizadores e público. “Estamos muito entusiasmados em ter espaços de conversa, mediação, perguntas e respostas. São ações realizadas por profissionais nacionais e internacionais que fortalecem a relação entre público e filme. É uma verdadeira conquista de uma longa trajetória ter tantas ações diversificadas de interação”, destaca Marilha Naccari, diretora de Programação.

Entre os destaques do FAM 2024 está a exibição do longa catarinense ainda inédito no Estado, Aldo Baldin – Uma Vida pela Música, de Yves Goulart. Nas Conversas FAM de Cinema, sempre às 16 horas, seguidas de debate, serão três sessões de longas, sendo dois catarinenses, uma sessão de homenagem aos 35 anos do Funcine de Florianópolis, o fundo municipal de cinema mais antigo do Brasil, uma sessão dedicada aos gêneros suspense e terror e a estreia do primeiro episódio da série catarinense com direção geral de Zeca Pires, O Som da Ilha – época de ouro, Neide Mariarrosa, com direção de Maria Emília de Azevedo.

Outro destaque é a ampliação da acessibilidade. O FAM já contempla a acessibilidade no audiovisual há várias edições, mas este ano, a Mostra de Curtas-metragens e todos os filmes brasileiros das demais mostras terão 100% de acessibilidade. A Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Janela de Libras serão abertas em tela, a audiodescrição será via aparelho, que pode ser solicitado na entrada do cinema. Os demais filmes, terão LSE. Além disso, um intérprete de Libras estará presente em todas as atividades do Festival.

A programação deste ano ainda conta com duas oficinas gratuitas, o retorno do Projeto Rally Panvision, com a realização de cinco curtas durante o Festival, a oitava edição do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, principal evento de mercado audiovisual do Sul do país, com a participação de mais de 25 Players e o Fórum Audiovisual Mercosul. “Além de recorde de inscritos e selecionados, o 8º ECM+LAB se destaca pela diversidade e relevância dos temas abordados, refletindo o vigor e a criatividade do audiovisual latino-americano”, ressalta Tiago Santos, diretor executivo Panvision.

Cerimônia de Premiação e Encerramento do FAM 2024 será dia 11, às 19h. Consulte classificação indicativa e medidas de acessibilidade para as diversas atividades.

O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 é um projeto cultural produzido através da lei de incentivo à cultura e por meio do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Tem o apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através do Programa de Fomento ao Audiovisual, edital 2023 e do Prêmio Catarinense de Cinema, edição especial Lei Paulo Gustavo, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina. Tem o incentivo do Grupo Krona. Patrocínio ANCINE – Agência Nacional do Cinema e Itaú Unibanco. Realização Associação Cultural Panvision, Muringa Produções Audiovisuais, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Programação completa no www.famdetodos.com.br

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais