17.3 C
fpolis
17.3 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

Família Bolsonaro fez 801 ataques à imprensa no Twitter, aponta levantamento

Reprodução
Últimas notícias

Jair Bolsonaro (PL) e seus filhos com cargos eletivos usaram o Twitter 801 vezes para atacar a imprensa entre 1º de janeiro de 2021 e 5 de maio de 2022. Isso representa ao menos um ataque por dia.

O dado é resultado de uma análise realizada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que examinou 14.918 tweets e retweets feitos pelo presidente da república, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) a fim de desvendar padrões nas ofensivas contra a liberdade de imprensa no Brasil.

Ataques, críticas e tentativas de descredibilização foram encontrados em 73% dos tweets em que os membros da família Bolsonaro mencionaram jornais, jornalistas ou a imprensa de modo geral.

Carlos Bolsonaro foi o integrante que mais atacou, somando 351 publicações, respostas e compartilhamentos hostis — 86,9% das vezes que comentou sobre a mídia e seus profissionais dentro do recorte temporal analisado. Em seguida, está Eduardo, com 340 ataques (66,6% de seus tweets sobre imprensa) e Flávio, com 76 (62,8%). Já o chefe do executivo nacional adotou uma postura antagônica em relação à imprensa, meios de comunicação e comunicadores em 54,8% (34) de suas postagens e repostagens sobre o assunto.

Confira o levantamento completo aqui.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Gean Loureiro inicia a peregrinação pelo Oeste, meio Oeste e região serrana

O candidato ao Governador do Estado pelo União Brasil, Gean Loureiro, estará novamente cumprindo agenda de compromissos e visitas...