A fila virtual para saques do dinheiro esquecido chegou a 300 mil pessoas na manhã desta terça-feira, 7, quando foi liberada pela primeira vez em mais de um ano. O Sistema Valores a Receber permite que cidadãos consultem se tem recursos deixados em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira.
Conforme o G1, a estimativa de espera para ter acesso ao sistema do Banco Central do Brasil chegou a duas horas e usuários enfrentaram instabilidades para requisitar os saques. Em alguns momentos, o site orientou o usuário a voltar mais tarde, conforme o portal.
“Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento. (…) Nessas primeiras horas de funcionamento, uma vez dentro do sistema, o tempo para os usuários requererem seus recursos tem sido menor que o esperado”, diz comunicado do BC.
As consultas foram reabertas em 28 de fevereiro. Conforme o balanço mais recente do BC, até o último domingo, 5, 19,7 milhões de consultas haviam sido feitas. Desse total, 5,5 milhões (28%) têm quantias a receber e 14,2 milhões (72%) não encontraram valores esquecidos.
De acordo com o BC, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões a receber.