Portal Making Of

Florianópolis está dois anos à frente nas metas para valorização de resíduos orgânicos

Florianópolis está dois anos adiantada em relação às metas nacionais do Plano Nacional de Resíduos Sólidos para valorização de resíduos orgânicos.

Com a coleta seletiva de mais de 7 mil toneladas de restos de alimentos e resíduos verdes por ano, a capital já desvia do aterro sanitário 13,54% do potencial de compostáveis, atendendo requisito da política nacional previsto para 2024.

A informação foi compartilhada pela coordenadora técnica do projeto “Ampliação e Fortalecimento da Valorização de Resíduos Orgânicos no município de Florianópolis” na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma), Karina da Silva de Souza, durante evento sobre sustentabilidade na Granfpolis.

Depois que a então Comcap venceu em segundo lugar o edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente, teve R$ 987 mil em recursos para educação ambiental e ativação de sistemas de compostagem viabilizados pelo acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental Caixa.

Segundo Karina, ao longo de 2021 e de 2022, se recuperou quase 14% da fração orgânica dos resíduos gerados na cidade, evitando que sigam para o aterro sanitário.

ABRANGÊNCIA

A analista do Departamento de Gestão Estratégica do Ministério do Meio Ambiente, Bianca Oliveira Medeiros, que fiscaliza o projeto desde a contratação até março, quando deverá ser concluído, esteve em Florianópolis para visitação aos pátios e participação no seminário.

A técnica disse que Florianópolis se destaca pela abrangência das ações de valorização de resíduos orgânicos, com compostagem nas linhas domiciliar, comunitária e institucional.

O MMA analisa as ações municipais e em nenhum outro a atuação pública é tão ampla. “Floripa se destaca porque atende praticamente o município inteiro. Embora seja um município com peculiaridades geográficas e extenso, a Prefeitura trabalhou muito bem a questão da logística para implantar cada tipo de coleta e de compostagem de acordo com o bairro e com a finalidade. Isso foi muito importante, foi um sucesso realmente”, aprovou.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais