Portal Making Of

Florianópolis recebe certificação de Destino Turístico Inteligente em Transformação

foto/divulgação: Divulgação/PMF
Florianópolis recebe nesta terça-feira, 23, em Brasília, o certificado de Destino Turístico Inteligente (DTI) em Transformação. O título será concedido pelo Ministério do Turismo (MTur) durante o 1º Seminário Internacional DTI Brasil.
O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca, estará na Capital Federal representando o prefeito Topázio Neto e receberá a certificação em nome dele (a cerimônia ocorre às 18h). Na pauta da programação também está a apresentação do case de Florianópolis na quarta-feira, 24.
“Com a certificação do Ministério do Turismo, estamos dando mais um passo para consolidar Florianópolis como um destino inovador, reunindo belezas naturais e atrativos turísticos, tecnologia e sustentabilidade”, observa o prefeito Topázio.
Florianópolis foi uma das 10 cidades selecionadas pelo MTur para participar do projeto-piloto DTI em maio de 2021. Na época, a Capital se submeteu à avaliação de equipes técnicas do Governo Federal e de especialistas do Instituto Argentino Ciudades Del Futuro (ICF), da Fundação Ciudad de la Plata e da Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), que aprovaram a implementação do programa na cidade.
Na avaliação, a Capital foi apontada como destino turístico já consagrado, figurando entre os locais que mais recebem estrangeiros que buscam lazer e também é sede de diferentes eventos internacionais. Outro ponto positivo foi a gastronomia: Florianópolis é reconhecida como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia. Há ainda outros atrativos, como a Arte Urbana e o Turismo de Cinema.
Além de Florianópolis, participam do projeto-piloto Curitiba, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Brasília, Campo Grande, Salvador, Recife, Palmas e Rio Branco. Esses locais também serão certificados como destinos que possibilitam experiências inovadoras aos visitantes a partir da tecnologia, principal objetivo do DTI.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.