O terceiro trimestre de 2024 encerrou com a evidência de que a frequência é fator-chave no comportamento de compra dos brasileiros. Dentro do lar, o parâmetro cresceu 16,4 vezes, enquanto fora, apresentou alta de 9,8 vezes, na comparação com o segundo trimestre do ano. É o que aponta o levantamento Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar.
Em um universo de 158 milhões de clientes, o consumo fora do lar tende a contemplar, em um único trimestre, 1,37 milhão de ocasiões de compras e 2,64 milhões de produtos. No último período, o mercado seguiu acelerando via frequência (+13,3%), gerando mais ocasiões de compra (+20,4%) e de uso (+19,9%).
Neste contexto, todas as cestas atingiram maior frequência histórica, embora bebidas alcoólicas (+4,6%) e snacks doces (+4,4%) tenham sido as principais contribuintes em unidades para o consumo fora do lar. Essa alta esteve conectada ao crescimento de bares (+19%), boates e baladas (+215,5%), restaurantes (+12,1%) e canais de impulso (+23,1%).
Ainda é importante ressaltar que a maioria das ocasiões de compra fora do lar é exclusiva de uma única cesta – opção que abocanha 90% do total de mercado. Aqui, as prioridades são snacks doces (+13,1%), bebidas não alcoólicas (+19,8%) e salgados (+15,4%).
O consumo dentro de casa, por sua vez, foi representado por 60 milhões de lares e apresentou aumento de preço em quase todas as cestas – embora higiene e beleza (+9,4%) e bebidas (+7,6%) tenham capitaneado os maiores incrementos. Com esse movimento, compras de menor volumetria passaram a ser priorizadas dentro dos carrinhos, o que provocou uma queda de 3,3% nesse parâmetro na comparação entre os terceiros trimestres de 2023 e 2024.
“Com os consumidores expostos a diferentes estímulos durante a rotina dentro e fora de casa, é importante que as marcas garantam um posicionamento assertivo para aproveitar o aumento das ocasiões de compra, tanto pela distribuição e definição de portfólio quanto na comunicação com os clientes finais por meio de diferentes canais de mídia”, afirma Cynthia Guimarães, Gerente de Contas da divisão Worldpanel da Kantar.
O Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis, fornecendo uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo do terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).