Portal Making Of

Fronteiras da Informação traz relatório sobre violência contra jornalistas na Amazônia

Arte: Instituto Vladimir Herzog

Lançado nessa terça-feira, 23/04, o estudo Fronteiras da Informação – Relatório sobre jornalismo e violência na Amazônia busca alertar a sociedade sobre os crimes que estão sendo cometidos contra comunicadores que cobrem a região nos últimos anos. A informação é da Agência Brasil.

Com produção do Instituto Vladimir Herzog (IVH), o material traz o panorama da Amazônia quanto aos crescentes crimes ambientais e a violência sofrida pelos jornalistas que tentam relatar isso ao restante do Brasil. Segundo o estudo, em 10 anos foram registrados 230 casos em toda região amazônica.

Entre os mais conhecidos, se destaca o do jornalista inglês Dom Phillips que, juntamente ao indigenista Bruno Pereira, foi assassinado em 2022. Giuliano Galli, coordenador de Jornalismo e Liberdade de Expressão do IVH, disse que a morte desses profissionais levou o Instituto a dar maior atenção aos outros casos de violência que haviam sido registrados nas proximidades.

“A grande motivação foi produzir um documento que embasasse essa nossa percepção – de ter um número de casos maior naquela região – para que a gente pudesse utilizar para um trabalho de incidência junto a atores do Estado brasileiro para que possa adotar medidas e criar políticas públicas de proteção aos jornalistas e comunicadores na Amazônia”, disse o coordenador.

 

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais