A preservação da nossa cultura, a proteção do meio ambiente e a promoção de hábitos sociais saudáveis dependem de conhecimento, aprendizado e troca de experiências.. Além disso, essas são questões fundamentais para a promoção de mudanças necessárias e urgentes para nossa vida em comunidade. E foi pensando em tudo isso que o Jardim Botânico de Florianópolis foi escolhido para ser palco do “Encontro Floripa Amanhã”, um evento que visa discutir e propor novos rumos para a cidade e conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas locais, bem como de políticas de inovação, de bem-estar social e cultural. O evento, com entrada gratuita, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.
O evento foi construído em quatro grande pilares que nortearão a programação: Inovação, social, cultural e ambiental e reunirá especialistas de cada área para discutir problemas reais da cidade. Ao final da programação, a meta é apresentar propostas práticas de soluções possíveis para cada uma dos pilares, registradas em uma Carta de Compromisso Floripa Amanhã. Temas como “Política e infraestrutura Cultural” e “Sistema de financiamento da Cultura da cidade”; “Direito à – nossa – cidade: caminhos para Florianópolis enfrentar o déficit habitacional e o aumento de pessoas em situação de rua”; e “Saneamento básico e os impactos no mangue”; são alguns dos temas já confirmados que serão debatidos por especialistas no assunto de Florianópolis, com convidados de renome nacional.
Além do rico conteúdo que será apresentado nas mesas-redondas, talks e apresentações, o Floripa Amanhã terá uma ampla programação cultural com música, artes plásticas, dança, teatro e expressões artísticas diversas.
A entrada para o Floripa Amanhã será gratuita, e a organização espera atrair um público diversificado, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências. “Este evento tem uma proposta de utilizar a Cultura como força central para um reencontro da cidade com sua qualidade de vida nacionalmente reconhecida, e aproveitar o rico espaço que será estruturado como uma oportunidade valiosa para a comunidade, setor empresarial e governo se engajarem em ações concretas que contribuam para um futuro mais sustentável da nossa cidade. Para isso, reunimos nomes fortes de cada área que compartilharão muito conteúdo, em um formato propositivo, e não de apenas críticas, para que possamos firmar um compromisso, através de uma carta aberta, e, posteriormente acompanharmos os desdobramentos das ações propostas durante o evento a cada nova edição do Encontro Floripa Amanhã”, destaca Lucas Arruda, um dos responsáveis pela iniciativa.
O Encontro Floripa Amanhã é uma realização da Desterro Società com curadoria da Oasis Soluções Sustentáveis e co-produção da Hit Makers. Incentivo da Claro e Condor por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (PIC), Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura e Incentivo do Grupo Habitasul por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), Prefeitura de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes.
Saiba mais sobre os Eixos abordados no Encontro Floripa Amanhã
Eixo Social
Sob a curadoria de Samuel dos Santos, do projeto Cidades Invisíveis, o eixo Social do Encontro Floripa Amanhã se dedicará a discutir propostas concretas para enfrentar o déficit habitacional e as questões relacionadas às pessoas em situação de rua em Florianópolis. Este espaço será uma oportunidade para reunir especialistas e membros da comunidade, buscando soluções inovadoras e sustentáveis que promovam a inclusão social e a dignidade humana.
Eixo Inovação
Com a curadoria de Thais Nahas, o eixo Inovação abordará a importância das inovações tecnológicas e sociais e seus impactos na qualidade de vida da população. Durante os conteúdos de Inovação, serão discutidas as novas tendências e soluções que podem transformar a forma como vivemos e interagimos com nosso ambiente. O foco estará em como as inovações podem ser aliadas na busca por um desenvolvimento sustentável, melhorando o acesso a serviços essenciais e promovendo o bem-estar da comunidade. O espaço também servirá para compartilhar experiências de sucesso e inspirar a implementação de novas ideias.
Eixo Ambiental
O eixo Ambiental, sob a curadoria da ONG Floripamanhã, terá como tema central o saneamento básico e os impactos no mangue de Florianópolis. Este painel se propõe a aprofundar a discussão sobre a relação entre a gestão dos serviços de tratamento de esgoto e de resíduos, a preservação dos ecossistemas e a saúde pública. Os participantes terão a chance de ouvir especialistas e propor iniciativas que contribuam para a sustentabilidade da região.
Eixo Cultural
Com a curadoria da Desterro Società, o eixo Cultural se concentrará em discutir as políticas culturais, a infraestrutura cultural e o financiamento do setor. Este eixo reunirá artistas, gestores culturais e formuladores de políticas para debater os desafios e oportunidades que o setor enfrenta atualmente. O objetivo é promover um diálogo sobre como fortalecer a infraestrutura cultural da cidade, garantir a viabilidade financeira de projetos artísticos e fomentar um ambiente que valorize a diversidade cultural. Serão apresentadas propostas e experiências que visam revitalizar o setor cultural e torná-lo mais acessível à população.