Portal Making Of

O portal da experiência sensorial Natura no Rock in Rio

Ilustração

“Rock in Rio, eu vou”. O slogan se tornou uma marca  de um dos maiores festivais de música do mundo e não sai mais da cabeça do público. Este ano, ir ao Rock in Rio tem um significado ainda maior, o festival  no Rio de Janeiro vai celebrar 40 anos de existência e a data está  sendo cercada  por uma série de ações  para contar essa história  repleta de fatos, curiosidades, emoções  e muita memória dos milhões de fãs que em algum  momento, ou em muitos, estiveram presentes  na Cidade do Rock.  São inúmeras e diversificadas as atrações musicais e tudo que cerca os 40 anos  com o propósito de oferecer  experiências  que remetem às quatro décadas do  Rock in Rio.  Tudo será ainda mais gigante, mais expressivo e possivelmente inesquecível. A começar por uma grande novidade de  2024: os palcos Mundo e Sunset terão a mesma dimensão, igual grandeza  para atender  as atrações nacionais e internacionais,  mas acima de tudo satisfazer o público.

O Rock in Rio é também um festival de marcas  que abraçam o evento para valorizar a música,  criar  sintonia com  o público e  divulgar seus produtos, numa  grande simbiose de ritmos, alegria e negócios, tudo como deve ser para  garantir o futuro do festival que é a maior   das realizações da cultura e do entretenimento do Brasil.

Entre as marcas  presentes no festival, a Natura  promete uma presença histórica nos 40 anos do Rock in Rio,  como parceira que trabalha com sustentabilidade e bem estar.  Pela terceira edição consecutiva a Natura é a marca de beleza oficial do festival.  “Nós entendemos a música como um veículo de bem estar capaz de provocar emoções únicas, que promovem catarses coletivas e melhores relações entre as pessoas e com o planeta. Essa é nossa terceira edição no Rock in Rio e ter vivido essa experiência em 2019 e 2022 nos inspirou na evolução das nossas experiências de marca e no desenvolvimento de novos produtos”, afirma Denise Coutinho, diretora de Marketing e Comunicação Brasil da Natura.

Denise Coutinho – Diretora de Marketing (Foto: André Velozo)

A grande novidade desta edição é a entrada da Natura como copatrocinadora do Palco Sunset, espaço que promove encontros entre diferentes gêneros e gerações, ampliando o repertório do público e trazendo diferentes narrativas
para o festival. O palco tem grande afinidade com Natura Musical, plataforma cultural da Natura, que há 19 anos fomenta trabalhos de grandes nomes da música brasileira, novos artistas e projetos de legado, visibilizando a diversidade da música contemporânea do Brasil.

No seu retorno à Cidade do Rock, a Natura faz um convite para que mais pessoas sintam mais. Com o chamado “E se o nosso corpo pudesse sentir mais no Rock in Rio”, a marca combina a potência sensorial de seus produtos com a potência da música para despertar emoções. “Se o nosso corpo é um veículo de sentir e se expressar, o  Rock in Rio é um portal de estímulos para a gente viver o bem-estar numa nova perspectiva, despertando para a nossa presença, vitalidade, conexão e os produtos da Natura serão o gatilho para que nosso corpo sinta mais toda a jornada”, afirma Denise.

Marko Brajovic – Arquiteto (Foto: André Velozo)

Concebido pelo Atelier Marko Brajovic, referência em design inspirado na natureza e soluções sustentáveis, o espaço traz a pulsação como a base da vida. “Tudo pulsa. Os corpos estelares, o nosso corpo e o de todos os seres. No Portal, as vibrações da música – aliadas às fragrâncias da marca e mobiliários fluídos que expõem os produtos Natura – transformam o espaço em um organismo vivo.  O paisagismo do Portal complementa a experiência ao trazer frescor e conforto térmico representando a conexão entre a experiência sinestésica e natureza”, conta Marko Brajovic.

A loja da Natura no Rock in Rio é um espaço complementar de serviço, também desenvolvido  pelo Atelier Marko Brajovic. Lá, estarão disponíveis produtos das  principais linhas de criações da empresa.  As pessoas encontrarão um espaço que convida a experimentar os produtos da Natura e conhecer mais sobre a atuação da marca na Amazônia, incentivando os visitantes a fazerem escolhas de consumo que transformam o mundo.

A estratégia da Natureza é estar no Rock in Rio de forma 360 graus, ou seja, atingir de modos diferentes os diferentes públicos  em sua totalidade e  com  serviços e produtos  variados. “Queremos vibrar com o encontro de gerações, fazer  com que as pessoas  assimilem o  slogan sobre o  corpo ser o instrumento  da captação e reverberação  de sentimentos, um convite para que todos possam se cuidar,   viver a potência  sensorial  dos nossos produtos  e da música”, afirma  Julia Ceschin, gerente  sênior  Natura e Marketing Estratégico Brasil.

Julia Ceschin – Gerente de Marketing (Foto: André Velozo)

O Portal Natura  ficará  à  esquerda do Palco Mundo  e promete  uma  experiência  sinestésica inspirada nos movimentos e pulsações das ondas sonoras. O projeto  foi  apresentado a jornalistas e influenciadores brasileiros  na última semana e os convidados puderam conhecer ainda a fábrica  em Cajamar, São Paulo, com visita às áreas de produção e  as atrações  que cercam a empresa, a começar pela imensa mata preservada e a sensorial Casa de Perfumaria Natura, com suas criações em perfumes  e as matérias primas vindas da natureza que são a base do processo industrial da  empresa.

Parte do grupo de jornalistas e influenciadores na Natura Cajamar/SP (Foto: André Velozo)

No vídeo abaixo um pouco da fabricação de um dos produtos criados exclusivamente para o Rock in Rio 40 anos, o batom  “Cobre Rock in  Rio”, que certamente estará nos encontros, no visual e nos beijos  misturados ao  sabor da música. O Rock in Rio começa no próximo dia 13 e prossegue até o dia 22 de setembro, com público estimado em 700 mil pessoas. E se tanta gente vai, Rock in Rio, eu também vou!

Acesse aqui –  https://www.youtube.com/watch?v=YmZMiq4ukb4

_________________________________________________________

SETEMBRO CHEGA COM A PRIMEIRA 

EDIÇÃO DO FLORIPA TATTOO FESTIVAL

Foto: Divulgação

Agora é definitivo, segundo os organizadores. De  6 a 8 de setembro, o Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, receberá a primeira edição do Floripa Tattoo Festival, convenção internacional de tatuagem e body piercing, que iria acontecer no início do ano, mas em virtude da enchente no Rio Grande do Sul, teve a data de realização adiada.

“Era para ter acontecido em maio, mas em solidariedade aos expositores e participantes que viriam do Estado vizinho decidimos adiar. Agora, com tudo pronto, estamos na expectativa para receber os amantes da tatuagem e body piercing que vão fazer da primeira edição do Floripa Tattoo Festival mais que especial. Vai entrar para o calendário de eventos da cidade”, comenta Tio Guegui, um dos organizadores do evento.

Estão confirmados mais de 500 artistas, que, durante os três dias de evento, estarão oferecendo flash tattoo a preços acessíveis, além de estarem concorrendo com seus trabalhos em 29 categorias (old school, aquarela, fine line, iniciantes, fechamento costas e membros, tema livre, séries de desenho PB, série de desenho colorido, caligrafia, ornamentos, neo trad, oriental, new school, comics, colorido, temas brasileiros, bio mecânico, cover-up, pontilhismo, black work, tribal, realismo, preto e cinza, portrait, melhor procedimento de piercing, melhor piercing exótico, melhor projeto auricular, piercing destaque e melhor do evento).

Também haverá a escolha da “Bela Tatuada”. Os nomes das 13 finalistas, assim como o corpo de jurados do concurso, estão disponíveis no perfil do instagram  @bella_tatuadafloripa. A vencedora irá ostentar o título por um ano e representar o Floripa Tattoo em outros eventos.

Mas a programação é ainda mais ampla. Para entreter as cerca de 10 mil pessoas esperadas no evento,a programação prevê muita música e gastronomia variada.  Além da praça de alimentação, haverá área kids com brinquedos infláveis para as crianças, sorteio de brindes e flashes.  Os ingressos estão à venda no site do ticket center.

_________________________________________________________

VIVA A LAGOA COM TRINTA DIAS DE ATRAÇÕES

Foto: Divulgação

Começou no último final de semana e prossegue até 30 de setembro na  Lagoa da Conceição, em Florianópolis, com apresentações musicais e culturais, além de festivais gastronômicos e atividades esportivas, o Festival Viva a Lagoa que chega à sua 10ª edição e movimenta o Centrinho da Lagoa, principalmente, no sábado, feriado de 7 de setembro.  É neste dia que será realizada a abertura oficial do Viva a Lagoa, evento organizado pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). Será montado um grande palco na Praça Bento Silvério, no coração da Lagoa, com programação a partir das 11h, com um set de DJ, seguido pela Banda Social Clube, que se apresenta ao meio-dia.  Em seguida, será a  vez da cantora Carolina Brum subir ao palco, aquecendo o público para uma sequência de atrações que inclui a apresentação do projeto Reóleo + Eco Paerve, Boi de Mamão e uma performance da Camerata Encantada, formada por jovens músicos.

O grupo de dança MoviCena se apresenta no final da tarde, seguido da participação da bateria show da escola de samba União da Ilha da Magia, formada no próprio bairro da Lagoa. Depois tem o Baile do Ninja, preparando o terreno para o aguardado show da banda catarinense Expresso Rural, que fechará a noite.

Durante todo o sábado a pracinha do Centro da Lagoa está repleta de atrações, como food trucks, feirinha de artesanato e atividades de recreação infantil, garantindo entretenimento para toda a família. Todas as atrações do dia são gratuitas e abertas ao público, reforçando o caráter inclusivo do evento.

“Esse é o maior evento promovido pela ACIF durante o ano, que tem como objetivo valorizar essa linda região da ilha, também durante a baixa temporada de verão, atraindo visitantes e promovendo a economia local de todo comércio e setor de serviços da Lagoa da Conceição e entorno”, explica o presidente da ACIF, Célio Bernardi. Mais informações no

site oficial do evento vivafloripa.acif.org.br/lagoa. e na rede social do Instagram @vivaalagoa

Grupo Expresso Rural

_________________________________________________________

PROJETO ESTIMULA A ESCRITA NAS ESCOLAS 

Foto: Divulgação

O projeto de arte-educação está percorrendo escolas públicas da Grande Florianópolis com o objetivo despertar o prazer pela escrita entre crianças e jovens. Com oficinas gratuitas que partem de jogos e exercícios teatrais, o “Etc. – Escrita Teatral Criativa” busca aproximar os participantes de um modo criativo e autoral de escrita, contrapondo-se à ideia de que escrever seja uma tarefa árdua ou mecânica.

Após passar por escolas de Biguaçu e de São José, a iniciativa chega agora a Florianópolis, onde as oficinas serão ministradas com estudantes do ensino médio do Instituto Estadual de Educação, nesta sexta-feira,  6 de setembro.

Idealizadora do projeto, a atriz, doutora em Artes Cênicas e professora Júlia Fernandes Lacerda é quem ministra as oficinas. Ela explica que a ideia é mesclar jogos práticos corporais, de agilidade, raciocínio, foco, concentração e improvisação com interações textuais, a fim de provocar os participantes a se relacionarem de modo ativo com a escrita.

“Buscamos desvincular o ato de escrever de um fazer mecânico, possibilitando um contato com o que chamamos de ‘escrita criativa’. O objetivo é ‘destravar’ o medo de errar e de ser rejeitado, transformando a escrita em uma prática prazerosa, autoral, de expressão, de liberdade e criatividade”, ressalta Júlia, que começou a colocar a ideia em prática nas suas aulas de teatro.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas pelas redes @oficinaetc.

_________________________________________________________

FESTIVAL TRANSFORMA  FECHA

AS INSCRIÇÕES EM SETEMBRO

As inscrições para a sexta edição da Transforma – Festival Internacional de Cinema da Diversidade de Santa Catarina foram prorrogadas, dando uma última oportunidade para os produtores audiovisuais submeterem seus trabalhos.  As produções nacionais podem ser inscritas até o dia 8 de setembro e as internacionais  até o dia 22 deste mês também.

O festival, uma das mais importantes janelas da produção LGBTQIAPN+ do país e única no Sul do Brasil, será realizado entre os dias 7 a 18 de dezembro, no Centro de Artes, Design e Moda (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Realizadores podem inscrever suas obras utilizando o formulário disponível no site oficial do festival:  www.festivaltransforma.com.br. Serão aceitos curtas-metragens de até 25 minutos de duração, e longas-metragens de no mínimo 70 minutos de duração, com produções encerradas a partir de 2021. As inscrições para curtas e longas-metragens nacionais são gratuitas. Os filmes selecionados para a 6ª Transforma serão anunciados no dia 4 de outubro.

_________________________________________________________

Por hoje é isso, nos reencontramos na próxima quarta.

No Instagram @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: