Portal Making Of

Floripa Rock Festival retorna ao verão catarinense

Fotos: Divulgação

O final de semana terá rock com grandes atrações nacionais para marcar a movimentação do verão  em Florianópolis.

O Floripa Rock Festival volta ao cenário musical da ilha depois  de uma pausa e no próximo sábado, 8 de fevereiro,  retoma  a sua programação  no Stage Music Park. Os fãs de rock vão curtir bandas  e  artistas consagrados como  Raimundos, CPM 22, Detonautas, Nenhum de Nós e o cantor e compositor Humberto Gessinger.

Será uma  Uma mistura de estilos e histórias que começam lá nos 90 com Raimundos e o hit de gerações  “Complicada e perfeitinha”  dos Raimundos, que estão  com 30 anos de carreira. No show,  a banda traz ainda sucessos como “Mulher de Fases”, “Reggae do Manero” e “A Mais Pedida”.

Foto: Divulgação

 

Detonautas é uma das maiores representantes do rock nacional, com 21 anos de carreira, 7 álbuns de estúdio, 3 dvds ao vivo, incluindo o da antológica apresentação no Rock in Rio 2011, quando dividiu o Palco Mundo com artistas internacionais como Guns’n’Roses e System Of A Down. Para os fãs de Florianópolis, a banda vai apresentar grandes sucessos como “Você me faz tão bem”, “Olhos certos”, “Quando o sol se for” e “Retorno de saturno”.

Foto: Divulgação

 

Uma das grandes referências do hardcore nacional, a banda paulista CPM 22 vem para apresentar suas inúmeras credenciais no palco. Esse espetáculo, permitirá ao público apreciar grandes hits da música brasileira.

No setlist estão sucessos como “Dias Atrás”, “O Mundo Dá Voltas”, “Um Minuto Para o Fim do Mundo” e “Regina Let’s Go”.

Foto: Divulgação

 

Já a banda Nenhum de Nós, que tem  proximidade  histórica com fãs catarinenses, vai levar ao palco pop rock  a sua coleção de canções que começaram a fazer sucesso em 1986.

Foto: Divulgação

 

Completando 40 anos de estrada, Humberto Gessinger  chega ao palco com músicas  dos trabalhos “Acústicos Engenheiros do Hawaii” e “Acústico Novos Horizontes”. No repertório estão os clássicos que fazem parte dos álbuns como “O Papa é Pop” e “Era Um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e os Rolling Stones”.

Foto: Marcos Hermes

 

A abertura do evento está prevista para às 18 horas e os ingressos para o festival  estão à venda na  Blueticket e na bilheteria do Stage Music Park.

_________________________________________________________

Desterro Autoral no Sul da Ilha

O Desterro Autoral, movimento cultural voltado à promoção da música independente de Florianópolis, está de volta! Neste domingo, 9 de fevereiro, o Elevado do Rio Tavares, no Sul da Ilha, será o palco de mais uma edição do “Giro Desterro Autoral”.

Nesta edição, traz a banda Nouvella, que contará com a cantora carioca Letrux como convidada especial. O evento também receberá a banda Iriê, referência do reggae catarinense, que celebra 25 anos de carreira com um repertório repleto de sucessos. Para completar essa grande celebração da música local,  se apresentarão ainda  as bandas Akanoá e a premiada Situation, vencedora do Prêmio Julio Lemos.

A produção é da Studio de Ideias com entrada gratuita e classificação livre.

_________________________________________________________

“Curta! Ópera Curta”

Carla Domingues e  Leonardo Estévez (Foto: Maria Antonia Oliveira)

A arte da ópera vai percorrer Santa Catarina em fevereiro com o projeto “Curta! Ópera Curta”. O espetáculo apresentará duas óperas de pequena duração (“O Telefone”, de Gian Carlo Menotti; e “O Segredo de Susanna”, de Ermanno Wolf-Ferrari) em seis cidades: Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Blumenau, com duas sessões programadas na Capital catarinense. A estreia acontece no dia 11 de fevereiro, no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, com entrada gratuita.

“Curta! Ópera Curta” prevê ainda apresentações gratuitas em escolas públicas, com o intuito de formar novas plateias e aproximar os estudantes de manifestações artísticas sofisticadas. Autora do  projeto, a soprano Carla Domingues informa que as apresentações são gratuitas ou a preços populares. “Nossa ideia é garantir e proporcionar que pessoas acima de 10 anos de idade tenham a oportunidade de vivenciar o universo da ópera”, resume.

Em Florianópolis e Blumenau, o espetáculo contará com a participação especial da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca. A direção artística é de Carla Domingues e a coordenação geral é de Maria Elita Pereira. O elenco inclui o barítono Leonardo Estévez, residente em Buenos Aires, o tenor Flávio Leite, que também assina a direção cênica e a concepção dos cenários, e o ator Pablo Assi. O figurino é de José Alfredo Beirão.

As informações sobre a programação e ingressos  estão na página oficial do projeto  instagram:   curtaoperacurta .

Autora do projeto a soprano Carla Domingues

_________________________________________________________

“Elo Espontâneo”  e o  autismo 

A  galeria Itaguaçu + Arte, no Shopping Itaguaçu, apresenta a exposição “Elo Espontâneo”, do artista Ricardo Wittmann. A mostra reúne 19 obras que refletem a vivência do artista como pai de um adolescente autista, abordando com sensibilidade e profundidade a complexidade e beleza do espectro autista.

A exposição convida o público a mergulhar em um universo de emoções, narrativas e conexões. Com desenhos feitos em papel e utilizando técnicas como lápis, Ricardo Wittmann transmite as nuances da paternidade atípica e a jornada de aceitação e amor incondicional. Elementos simbólicos, como o quebra-cabeça, aparecem em todas as peças, representando a singularidade do autismo e a busca por compreensão e inclusão.

A exposição com entrada gratuita segue até 7 de março.

Artista Ricardo Wittmann

_________________________________________________________

Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina celebra 50 anos

Obra de Max Moura (Foto: Caio Brum)

Em 2025, a Associação de Artistas Plásticos de Santa Catarina (ACAP), completa 50 anos de atuação, e para celebrar o cinquentenário vai promover ao longo do ano exposições e ações com o objetivo de homenagear os artistas fundadores. A primeira será a mostra “Max Moura – Desdobramentos de Uma História: ACAP 50 Anos”, que abre nesta  quinta-feira, dia 6 de fevereiro, no Espaço Fernando Beck, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis.

“A mostra reflete sobre questões como ecologia, representatividade, e o papel transformador da arte, sempre conectada às urgências do presente e o espaço da Fundação oferece uma estrutura ideal para dialogar com a proposta da mostra. E é uma honra realizar essa celebração do cinquentenário da ACAP num local tão representativo em Santa Catarina”,  destacam as curadoras  Anna Moraes e Meg Tomio Roussenq.

_________________________________________________________

Celebrando a evolução da moda sustentável

Linn da Quebrada (Foto: Divulgação)

A designer de moda Isadora Dourado celebra o sucesso de sua marca Dorgas, que nasceu em Joinville, e já vestiu grandes artistas do cenário pop brasileiro com muita criatividade e sustentabilidade.  No dia 15 de fevereiro, sábado, a partir das 22h, no Hideout, em Joinville, no norte catarinense, a marca Dorgas, que utiliza-se da técnica de upcycling, para dar um novo e melhor propósito para tecidos que seriam descartados, celebra quatro anos de sucesso e parcerias.

Segundo a idealizadora da marca Isadora Dourado, tudo começou durante a faculdade de moda e na  época não conhecia o termo upcycle ainda, mas já fazia customização, que era algo bem presente na sua vida desde cedo. Durante esse período conheceu outras possibilidades de trabalho dentro do mercado da moda e enxergou a moda pelo viés da sustentabilidade, algo que entendeu como necessário e isso foi lhe guiando desde então. Nesses 4 anos de atividades, algumas personalidades do pop nacional, se identificaram com a marca,  como Valesca Popozuda, Marina Sena, Blogueirinha, Linn da Quebrada, Teto , entre outros tantos, além de acumular muitos clientes e amigos, incentivadores diários do seu trabalho. Saiba mais em @dorgas e no site https://www.dorgas.com.br .

_________________________________________________________

Fechou. Na próxima semana tem mais. 

 

No instagram: @anselmoprada

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: