Com sete dias de programação, o festival amplia sua programação e, aos já tradicionais shows nacionais e internacionais e palestras que acontecem no Jurerê Open, somam-se os palcos para pocket shows em diferentes locais da Ilha, um espetáculo tributo no Teatro Ademir Rosa com músicos catarinenses e convidados, a mostra de cinema “Filmes de Estrada do Blues” e uma exposição de guitarras históricas.
Artistas importantes no cenário mundial atual do blues estarão na semana mais bluseira do ano da ilha, como os guitarristas Kirk Fletcher (USA), Artur Menezes (BR/USA) e as cantoras Keeshea Pratt (USA) e Samantha Antoinette Smith (UK). Os músicos de Florianópolis Cris Ferreira, Papa Swamp, Augusto Bon Vivant, Isa Buffon, entre outros, agregam seus talentos aos convidados Leo Maier (guitarra, Blumenau), Ale Ravanello (harmônica, Porto Alegre) e Kasia Miernik (cantora, Polônia), para prestar tributo aos mestres do blues. O espetáculo chamado Confrailha Blues in Concert acontecerá no Teatro Ademir Rosa e contará com uma pequena formação sinfônica apoiando os bluseiros no palco.
E não se surpreenda se durante a semana do festival você for pego por um blues rolando no seu tradicional local de encontro com os amigos, para um café da manhã, almoço ou happy hour. Os palcos blues corner (esquina do blues) irão levar música para o cotidiano das pessoas com seus palcos que simbolizam por meio da sua identidade visual locais que fizeram parte da história do blues, como o rio Mississippi, as fazendas de algodão, as grandes gravadoras, entre outros. Paralelamente aos shows, haverá palestras com os artistas participantes do festival e uma mostra de guitarras icônicas do blues e dos artistas que a empunharam, retratadas por meio de fotografias, vídeos e música, é claro.
O festival acontece de 26 de maio a 1º de junho e a programação estará disponível em etapas nas redes sociais www.instagram.com/ confrailhablues e https://www.facebook.com/confrailhablues . E a partir de sexta, 9 de maio, programação completa no site www.confrailhablues.com . O evento é totalmente gratuito.
_________________________________________________________
Matuê no show da turnê 333

Neste sábado, dia 10 de maio, Florianópolis será palco de um dos shows mais aguardados do ano: Matuê apresenta, pela primeira vez na cidade, o espetáculo da turnê 333. O artista sobe ao palco do Stage Music Park a partir das 21h, com uma performance solo.
O disco 333 é o segundo da carreira do rapper cearense, que mistura trap, R&B e novas influências em uma obra autoral, madura e intensa. Gravado com métodos analógicos e lançado pela própria gravadora do artista, a 30PRAUM, o álbum traz faixas que narram sua jornada pessoal e artística, com participações de Teto, Veigh e Brandão.
A apresentação na capital catarinense faz parte de uma série de shows que Matuê está levando ao Brasil e ao mundo com o novo trabalho. Os últimos ingressos estão disponíveis na bilheteria do Stage Music Park e no site Ingresse.
_________________________________________________________
Contrastes Simultâneos
O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) abre nesta quinta-feira, 08 de maio, a exposição Contrastes Simultâneos, do artista visual e pesquisador da cor Fernando Albalustro. As obras são compostas por vídeos, sons e colagens que capturam imagens midiáticas a partir da sua característica tonal. O interesse nas imagens está na cor que a compõe, abordando os fenômenos cromáticos e as fragilidades da física da visão humana que interferem e transformam nossas percepções.
Como uma espécie de miragem, a obra se transforma dependendo da distância em que é vista. De longe, as extensões de nuances de cores se destacam. De perto, uma profusão de elementos permite reconhecimentos afetivos, porque muitas das figuras fazem parte do nosso repertório imagético. A mostra tem participação especial do sound designer Alexandre Keller Albalustro que compõe sequências tonais procurando interpretar através do som os acordes cromáticos presentes nas obras. A exposição abre às 19h e fica aberta ao público até 06 de julho e a entrada é gratuita.
_________________________________________________________
Vozes da Memória catarinense

Criado em 2023, o espetáculo teatral “Vozes e Memória” é um convite para vivenciar as histórias e tradições contadas por antigos moradores de cidades catarinenses. Através de narrativas autênticas, a peça desvela memórias das paisagens, heranças culturais, costumes e causos locais que conectam gerações. A estreia do projeto será hoje, 7 de maio, em Jaraguá do Sul e seguirá em turnê para oito cidades de SC.
Segundo a atriz Lieza Neves, que está no elenco junto dos atores Patricia Souza e Emiliano de Souza, o espetáculo, que tem caráter de contação de histórias, valoriza a oralidade como meio de preservar e compartilhar o Patrimônio Imaterial presente nas memórias e experiências dos moradores antigos das comunidades catarinenses. “A iniciativa promove uma experiência enriquecedora, imersiva e autêntica, que valoriza e celebra a riqueza cultural que não pode ser tocada, mas que está profundamente enraizada nas vivências humanas”, destaca a atriz.
A primeira apresentação será às 10h20, no Auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), no Centro de Jaraguá do Sul. Às 13h30, será realizada uma segunda apresentação. Os interessados em assistir ao espetáculo precisam acessar o link que está disponível no instagram @vozesememoria ou no site vozesememoria.com.
_________________________________________________________
Cultura e jornalismo

Na esteira do evento “Floripa Cultural Networking” promovido pelo Floripa Cultural, realizado em 8 de agosto de 2024, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação sedia no dia 12 de maio um novo encontro de jornalistas que busca reunir profissionais da imprensa interessados num diálogo sobre jornalismo cultural e os seus desafios no século 21.
Voltado a formadores de opinião, produtores, agentes e atores culturais, para discussão, aprendizado e networking, a ideia é fomentar o debate e colaborar com a cena cultural de Florianópolis. No primeiro encontro, este colunista, Juliano Zanotelli e Letícia Bombo compartilharam suas experiências profissionais com a mediação da Gisele Palma, jornalista e editora do portal Floripa Cultural.
A iniciativa do dia 12 de maio associa um avant-première da mostra “Sintomas do Agora”, que abre no dia 15 de maio, ao encontro de jornalistas, no Ateliê de Imersão. De modo informal, como ponto de partida, estão previstas as falas de Marcelo “Mancha” Cabral e Simone Bobsin sobre as suas experiências e memória de atuação nesta área, buscando, a partir do conhecimento de cada um, refletir sobre os atuais impasses para quem se dedica à essa especialidade do jornalismo.
_________________________________________________________
Pop Camerata com mais músicas

Nesta quinta-feira (8), a Camerata Florianópolis sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) para apresentar o “POP Camerata”, um espetáculo bem conhecido do público, mas desta vez com 9 novas canções no repertório. Entre as novidades estão Diamonds (Rihanna), Chandelier (Sia) e Lose Control (Teddy Swims).
Os fãs deste show não precisam se preocupar, porque algumas músicas foram mantidas. “I Want to Break Free” (Queen), “Crazy in Love” (Beyoncé) e “Take on Me” (A-Ha) seguem vivas no repertório. Além dos músicos da orquestra, sob regência do maestro Jeferson Della Rocca, o “POP Camerata” contará com as vozes de Cadu Duarte, Dudu Fileti, Luana Laus, Mércia Maruk e da soprano Carla Domingues. Eles serão acompanhados pela banda base formada por Hique D’Ávila (guitarra), Baba Jr. (baixo), Cristiano Forte (bateria) e Alberto Heller, pianista e responsável pelos arranjos.
Os ingressos para o espetáculo, com início previsto para às 20h30, estão à venda no site da Blueticket.
_________________________________________________________
Roda de Benção retorna ao Palácio Cruz e Sousa

A força ancestral do benzimento ganha expressão artística, sensível e contemporânea com a retomada da Roda de Benção, conduzida por Camila Benzedeira, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. As próximas edições do encontro estão marcadas para hoje, 07 de maio e 21 deste mês, 25 de junho e 23 de julho, com início às 17h.
A primeira Roda da temporada será em homenagem às mães, considerando que em 11 de maio será comemorado o dia delas. Dessa forma o reforço do convite vai para as matriarcas e suas crianças – independente da idade. Afinal, conforme a própria Camila explica, essa é uma benção coletiva que alinha: saberes ancestrais colhidos no invisível da natureza da Ilha da Magia, com os saberes científicos que ela recebeu nas graduações de Psicologia, Pedagogia e formações de arte e comunicação.
“Essa é uma experiência que traz o ofício de Benzer, patrimônio imaterial de Floripa, para a comunidade com uma experiência de reflexão contemporânea”, reflete Camila. Ela explica, ainda, que a Roda de Benção é uma celebração coletiva e ecumênica que reconecta os participantes com a tradição do benzimento popular, por meio de uma linguagem intuitiva.
_________________________________________________________
Noites Verticais

Nesta quinta,08 de maio, a Galeria Berlin receberá a sua primeira exposição coletiva. Trata-se da Exposição NOITES VERTICAIS com 12 artistas e as mais diversas técnicas. A exposição com curadoria de Kamilla Nunes reúne os artistas Ana da Nova, Anamaria Brüggemann, Andrei Detoni, Camila Saavedra, Claudio Moreira, Ilca Barcelos, Jessica Pelegrini, Juliana Hoffmann, Mary Akemi, Nestor Jr, O tropicalista e Soninha Vill.”
A ideia desta exposição, explica a curadora, veio de um poema de Ana Cristina Cesar, “Navegação da palavra”: as palavras bocas e ouvidos / as palavras hálitos bravios: / velas pandas nas noites / verticais. A imagem náutica desses versos sugere palavras como barcos à deriva, movendo-se ao sabor do vento, enquanto “noite vertical” evoca um oceano-espaço infinito.
_________________________________________________________
Lançamento de livros infantis
O jornalista e escritor Celso Vicenzi e a ilustradora Andrea Honaiser estarão neste sábado, dia 10 de maio, no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, para uma sessão de autógrafos dos livros “Voar na Imaginação” e “Alice e a Árvore que Chora”, a partir das 10 horas.
Voar na Imaginação, publicado pela Arte Editora, é uma história que entrelaça 48 pássaros brasileiros, de todos os biomas, num texto poético e bem-humorado, a partir dos nomes das aves, que provocam a imaginação.
Alice e a Árvore que Chora, publicado pela editora Insular, é uma história criativa e divertida sobre nomes de várias espécies da flora brasileira. “São árvores das nossas florestas que, com a ajuda da personagem Alice, buscam um plano para preservar a natureza e garantir um futuro melhor ao mundo e às crianças. Afinal, elas vão herdar nosso planeta azul, que já esteve muito mais verde e precisa, com urgência, dar sinal vermelho aos humanos, para evitar que continuem a destruir as matas”, diz Celso Martins.
_________________________________________________________
Até a próxima semana.
No instagram: @anselmoprada