Portal Making Of

Das alturas dos aviões para outros voos de sucesso

Fotos: Darline Santos

Essa é mais uma daquelas histórias em que a pessoa  tem  que ter a vontade de arriscar para  alcançar novos sonhos e concretizar ideias  e desejos.  A catarinense Carolina Figueiredo é hoje uma grande influencer que deixou de lado a carreira de comissária de bordo para  pousar no mundo da moda, com destaque nas roupas íntimas femininas.  Seguida por milhares de pessoas nas redes sociais,  Carolina  foi  trocando de profissão ao longo do tempo   e hoje  tem sua própria empresa que trabalha  para  enaltecer a intimidade das mulheres. É o que  se chama de visionário com espírito empreendedor,  que como sabemos  tem que estar preparado  para  errar, ajustar e acertar. No caso de Carolina, a sucessão tem sido de acertos.

De agrônoma,  aeromoça  e  apresentadora de TV, Carolina se jogou na internet para  alcançar  o voo que no momento determina a sua carreira, a criação de roupas íntimas. Mas  nada surge por acaso,  criar peças  íntimas veio da sua própria  necessidade quando  era comissária de bordo. Conta ela que as peças fornecidas pela empresa onde voava não se encaixavam no seu corpo,  eram incômodas, o que acabava refletindo  nas suas condições físicas e psicológicas de trabalhar, em voos longos, com várias escalas  e muitas vezes sem hora determinada para  chegar ao destino final.

Foram esses fatores e por demanda  pessoal que  Carolina  iniciou seus primeiros desenhos para criar sua própria lingerie, o que  se tornou na marca Carolina Figueiredo Couture. Os primeiros  passos na divulgação aconteceu através da própria aviação, com a criação de um blog onde compartilhava suas criações e suas propostas de lifestyle, o que gerou   o movimento de seguidores nas redes sociais e  a participação e  o comando de programas de TV pelo Brasil.

“Minha missão é ir além da criação de peças íntimas.  É oferecer uma experiência memorável e única que celebre a beleza, a força e individualidade de cada mulher. A peça  é desenhada com atenção para cada mulher, pois acredito que todas merecem sentir-se únicas e poderosas”, afirma Carolina Figueiredo ( @carolinafigueiredoreal ).

__________________________________________________________

“A CANTORA CARECA” E O TEATRO DO ABSURDO

Foto: Ariana Eble

Após o sucesso da estreia do espetáculo “A cantora careca”, o Grupo de Teatro Armação realiza uma curta temporada de apresentações na capital nos meses de agosto e setembro, na Casa do Teatro, prédio histórico localizado em frente à Praça XV de Novembro. Com direção de Chico De Nez, a peça apresenta uma crítica à hipocrisia da sociedade burguesa ao questionar as normas e as convenções sociais da época, mas que por vezes torna-se atual frente à falta de comunicação e futilidades presentes nas relações.

Escrita originalmente em 1950 por Eugène Ionesco, dramaturgo romeno que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1989 em reconhecimento ao seu impacto no mundo das artes, a peça teatral inaugura o movimento chamado “teatro do absurdo”, em que propõe uma dramaturgia desprovida de sentido, lógica e racionalidade. Ao apresentar uma comunicação inelegível com diálogos ” non-sense”, no qual busca esvaziar as palavras do seu valor, para confirmar a dificuldade de comunicação e a alienação do homem na linguagem.

“Nessa produção buscamos destacar o absurdo da obra de Ionesco e queremos oferecer ao público uma experiência que seja ao mesmo tempo divertida, provocativa e reflexiva, ao confrontar com o absurdo da vida cotidiana e esperamos provocar uma reflexão mais profunda sobre o sentido da vida”, destaca o diretor Chico De Nez.

A peça estará em cartaz nas quintas, sextas e sábados, conforme calendário abaixo, até o dia 14 de setembro, sempre às 20h, na Casa do Teatro do Grupo Armação. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla, com link direto para vendas no Instagram da companhia @grupoarmacao.

__________________________________________________________

150 ANOS DE IMIGRAÇÃO ITALIANA 

Foto: Lara Decker

O calendário de aulas no Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, neste segundo semestre, será combinado com eventos que celebram os 150 anos da imigração italiana no Brasil. As ações serão desenvolvidas no prédio histórico localizado em frente à Praça XV, em Florianópolis, e que chama a atenção por sua beleza arquitetônica. É nesse local, que remete às imagens da região da Toscana (Itália) bem no centro de Florianópolis, que está instalado o CIB. No pequeno sobrado, frequentado por estudantes interessados em aprender a língua italiana, também acontecem manifestações culturais como exposições de arte, debates, música, literatura, moda e gastronomia. Um dos principais eventos, que já está confirmado para este segundo semestre, é a XXIV Settimana Della Lingua Italiana Nel Mondo, que ocorre simultaneamente em diversos países e, neste ano de 2024, tem como tema “L’italiano e il libro: il mondo fra le righe” (O Italiano e o livro: o mundo nas entrelinhas).

A presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro, Alessandra Carioni, fala sobre os preparativos para esta segunda metade do ano. “A expectativa é sempre muito grande porque no segundo semestre, além da manutenção das turmas veteranas e das turmas novas, tem sempre  muito movimento no CIB, com o aniversário de fundação da nossa Associação, a entrega dos certificados aos alunos formandos e a programação da Settimana della lingua”. Ela destaca que, com a data comemorativa da imigração italiana no Brasil, a instituição planeja eventos que ampliem a visibilidade para alunos e sociedade em geral sobre a importância da relação entre os dois países. “Por isso a importância da Settimana, que vai ocorrer no mês de outubro. Estamos trabalhando para realizar uma agenda bastante intensa nesse evento”, adianta Alessandra.

__________________________________________________________

CARNAVAL E CULTURA NO CONECTA


O clima de carnaval vai tomar conta do Festival Conecta+ nos próximos dias 9, 10 e 11 de agosto, sexta, sábado e domingo, na Beira-mar de São José. O evento terá uma extensa programação cultural aberta ao público e contará com a apresentação da bateria show de escola de samba com instrumentos e workshop do projeto groove mirim. Confira a programação completa do festival através do site festivalconectamais.com.br.

__________________________________________________________

Nesta quinta-feira, dia 8/08, o Floripa Cultural promove um encontro no Bistrô Botânia por Mayra Pauli, no Villa Romana Shopping. A proposta é voltada para reunir jornalistas culturais, formadores de opinião, produtores, agentes e atores culturais, para discussões, aprendizado e networking, fomentando o diálogo e colaborando com a cena cultural  de Florianópolis. Estarão presentes para o debate este colunista  e os jornalistas  Juliano Zanotelli e Letícia Bombo, contando com a mediação da Gisele Palma, jornalista e editora do portal Floripa Cultural. Inscrições limitadas e gratuitas na plataforma  Sympla.

__________________________________________________________

PRÊMIO PARA A CATARINENSE GURU

Rafael Almeida da Guru (Foto: Divulgação)

A agência Guru, de Florianópolis, subiu ao pódio do prêmio Live Marketing 2024  para receber seu terceiro Megafone de Ouro nas últimas duas edições da premiação que homenageia os projetos, agências, profissionais e fornecedores que realizam as melhores experiências de marca a cada ano no país. Rafael Almeida, COO da Guru representou o time e recebeu o troféu de melhor ação na categoria Gifts e Brindes Promocionais para Eventos ou Ativações, com a Jornada da Caneca, para Spaten na Oktoberfest Blumenau 2023.

Para Rafael Almeida, conhecido como Rafa Koi, a conquista “simboliza o compromisso da Guru em criar experiências únicas e marcantes, mostrando que nossa equipe é capaz de ir além do briefing do cliente e criar momentos verdadeiramente inesquecíveis e impactantes para todas as pessoas que se relacionam com grandes marcas, transformando consumidores em fãs”.

__________________________________________________________

“NOSSA MÚSICA SC”

Foto: Produtora 30 Por Segundo

O projeto da Camerata Florianópolis lançado no ano passado, que busca valorizar a riqueza musical e o poder criativo de compositores, bandas e artistas solo do Estado, retorna para a sua segunda edição em 2024 e traz mais cinco músicas autorais, de artistas catarinenses. O lançamento oficial será nesta quinta , 8 de agosto, às 20h, na Sala de Cinema do CIC. E  serão lançados também os videoclipes  nas plataformas de streaming, entrando um por semana (sempre nas quintas-feiras ao meio dia). E no dia 3 de setembro, o público poderá acompanhar ao ar livre a exibição do projeto, na Rua Victor Meirelles,  no  Centro, às 19h.

O coletivo deste ano reúne cinco videoclipes gravados com a participação dos próprios compositores como intérpretes, com arranjos de Luiz Gustavo Zago e a Camerata Florianópolis com regência do maestro Jeferson Della Rocca. Os compositores convidados são: Giana Cervi e Vê Domingos, Jesus Lumma, O Rosa, Ana Schurmann e Tijuquera.

De acordo com o curador do projeto, jornalista responsável pelo Portal Rifferama, Daniel Silva, essas obras são uma grande oportunidade para os artistas locais serem reconhecidos. “Esse projeto é motivo de muita comemoração porque apresenta a música feita aqui no Estado para o mundo inteiro.  Os  videoclipes deixam um legado, um material de qualidade, uma marca que vai muito além do show”, sintetiza Daniel.

__________________________________________________________

PRÊMIO AF DESTACA  AS MULHERES NA ARTE

Obras das artistas Camila Martins, Celaine Refosco e Dariane Martiól

Pela primeira vez, uma das premiações mais importante do circuito de artes de Santa Catarina tem três mulheres artistas entre as finalistas. Camila Martins (Florianópolis), Celaine Refosco (Pomerode) e  Dariane Martiól (Florianópolis) mostram seus trabalhos em exposição coletiva do Prêmio AF de Arte Contemporânea no Espaço Lindolf Bell 2, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

As artistas foram selecionadas entre mais de 150 inscrições recebidas pela edição comemorativa de 10 anos do Prêmio AF de Arte Contemporânea. Elas tiveram o portfólio e biografia avaliados por um corpo de jurados formado por Fran Favero, artista visual, mestre em artes visuais pela Udesc e curadora do Prêmio AF 2024;  Francine Goudel, doutora em artes visuais, produtora cultural e pesquisadora; e Edson Busch Machado, artista plástico e ex-diretor do Museu de Arte de Joinville e do Museu de Arte de Santa Catarina.

O anúncio da vencedora  foi feito na noite desta terça-feira – 6  de julho –  durante a abertura da exposição. Com uma obra que perpassa as discussões técnicas de execução industrial e os limites das obras de arte, a artista Celaine Refosco, de Pomerode, é a vencedora do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2024.

Como prêmio, Celaine Refosco fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. Também receberá um valor de R$ 17 mil como ajuda de custo — uma das maiores premiações do gênero do Brasil —, além de bolsa de estudo do idioma francês na Aliança Francesa de Florianópolis.

As obras das três artistas ficarão expostas no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital, até 7 de setembro, com entrada gratuita.

Artista Celaine Refosco – vencedora Prêmio AF 2024

Artista Celaine Refosco – vencedora Prêmio AF 2024

__________________________________________________________

FAM ANUNCIA FILMES DA EDIÇÃO 2024  

Foto: Divulgação/FAM

Associação Cultural Panvision divulgou os filmes selecionados para o 28º Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, que será realizado de 5 a 11 de setembro, no CineShow do Beiramar Shopping, com demais atividades do Festival no Majestic Palace Hotel.

Entre obras de animação, ficção, documentários, videoclipes, curtas e longa-metragens, a listagem apresenta 47 filmes que serão exibidos em sete das oito Mostras Competitivas deste ano, salvo os cinco filmes da Mostra Projeto Rally Panvision, que serão produzidos em tempo real na Maratona Cinematográfica durante a semana do Festival, totalizando 52 filmes.

Foram mais de 800 produções inscritas no FAM 2024 e 17 curadores do Mercosul participaram da seleção. “Os curadores foram bem diversificados e tivemos boas conversas no processo de seleção, agora ficamos na expectativa de ouvir também do público como cada um dos filmes os toca. São distintas emoções, prezamos por tentar um equilíbrio em representação temática, de países, de perfil de diretores, de estreias e de filmes essenciais”, explica a diretora de Programação da Panvision, Marilha Naccari. A lista completa dos filmes você encontra no site oficial do festival www.famdetodos.com.br .

__________________________________________________________

INTERVENÇÃO MUSICAL NO PARQUE

Foto: Divulgação

O grupo O Dromedário Loquaz levará um grupo de cantores líricos e pianista ao Parque do Córrego no próximo sábado, dia 10 de agosto, às 15h. As “Intervenções musicais”  propõem um momento  para o público  apreciar peças solos para piano e árias operísticas, sob a direção musical de Eugênio Menegaz e coordenação artística de Sulanger Bavaresco. No elenco, Débora Almeida (mezzo soprano), Leonardo Barbi (baixo), Claudia Todorov (soprano) e Ricardo de Castro (tenor). Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 11 de agosto, A ação faz parte do projeto Travessia Artística Ilha-Continente, idealizado pelo O Dromedário Loquaz.

__________________________________________________________

E segue a semana, até a próxima quarta.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: