Portal Making Of

TUM SOS vai ajudar os artistas do Rio Grande do Sul

Fotos: André Feltes, Lally Zwetch, Juliana Robim e Marcus Conde (Fotos: Divulgação)

O próximo sábado, 16  de junho, será um dia especial na música, com  a realização do TUM SOS RS.   Filipe Catto, Nei Lisboa, Renato Borghetti, Família Lima, Negra Jaque, 50 Tons de Pretas, Guinha Ramires e convidados se apresentarão ao público catarinense para arrecadar dinheiro, alimento e roupas para os profissionais da música que enfrentam problemas financeiros por causa das chuvas O DJ Aloss, que é surdo e comanda uma das principais festas de Santa Catarina, abrirá o evento.

O local é  o Floripa Airport  e  a programação começa às 15 horas.

De acordo com a organização do evento,   a tragédia do Rio Grande do Sul não é um problema isolado. As constantes violações do meio ambiente provocadas pela ação humana são as principais causas do problema. Trazer a discussão climática para o centro do debate é fundamental para que tragédias como  a do RS não se repitam.

Para isso, o evento contará com a presença de iniciativas sustentáveis de Santa Catarina: Projeto Tamar, o projeto Ecomoda da Udesc, Instituto Lixo Zero, a artista plástica Nara Guichon, Museu do Lixo de Florianópolis, o menino Murilo Stallivieri com suas abelhas sem ferrão e minhocário, Cooperativa Renascer 4R e a Associação União Norte.

A iniciativa é do TUM Festival e Ivanna Tolotti Produções em parceria com Floripa Airport, Supermercados Imperatriz, NSC, Rádios Itapema e Atlântida e Casa Goiabeira. Toda a arrecadação será revertida aos profissionais da música que enfrentam dificuldades no Rio Grande do Sul, e qualquer pessoa pode contribuir com a campanha através do site www.tumors.com.br.

____________________________________________

CELEBRANDO OS 65 ANOS DA  BOSSA NOVA

Foto: Divulgação

A 4ª Mostra de Violão Anabá  vai  ter  celebração especial com o espetáculo “65 Anos de Bossa Nova”, de Leila Pinheiro e Roberto Menescal, com a participação na abertura de Luíz Meira e Vitor Vital. A  Mostra de Violão Anabá, que há 4 anos tem movimentado a cultura e a educação na região, conta sempre  com apresentações de músicos renomados.

O evento  acontece nos dias 13 e 14 de junho,  quinta e sexta,  no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.  No dia 13, quinta-feira, às 15h, será realizada uma Roda de Conversa sobre música e suas transformações ao longo do tempo, com Roberto Menescal , e no dia 14 de junho, sexta, é a vez do grande show, a partir das 19h. Os ingressos estão à venda na blueticket.com.br .

____________________________________________

ANA VITÓRIA E NANDO REIS CANTAM O AMOR EM FLORIPA

Foto: Felipe Souto Maior

ANAVITÓRIA e Nando Reis chegam hoje, 12 de junho, quarta-feira,  a  Florianópolis  com a  “Turnê Dos Namorados – Palavras iguais dizendo coisas tão diferentes”,  no Stage Music Park.  O projeto enaltece e evidencia um dos sentimentos mais nobres da existência do ser: o amor. Os artistas retornam juntos aos palcos seis anos depois do grande sucesso da primeira turnê que fizeram em parceria. Três vozes que se unem e se entrelaçam para cantar e celebrar o amor no mês de junho.  Para Nando Reis, “Subir ao palco com Ana Caetano e Vitória Falcão não é apenas um mero encontro. E sim, algo sobrenatural porque nos conectamos e isso se reflete na música. Será imperdível. Inesquecível, pra dizer o mínimo.” Os artistas uniram no repertório um misto de sucessos que passeiam por “De Janeiro a Janeiro”, “Ai, Amor”, “Pra Você Guardei o Amor”, “Trevo”, “Relicário” e muito mais. O show terá aproximadamente 90 minutos de duração e um infinito de emoções compartilhadas entre os artistas e o público. Os ingressos para o evento estão disponíveis através do site da blueticket, além da bilheteria do Music Park.

____________________________________________

“O PAI” , COM  FULVIO STEFANINI, É  ATRAÇÃO

NO FINAL DE SEMANA NO TEATRO

Foto: Divulgação

Fulvio Stefanini celebra 69 anos de carreira com o espetáculo ‘O Pai’,  no Teatro Ademir Rosa em Florianópolis,  nos dias 14 e 15 de junho, sexta e sábado.  A consagrada peça O Pai, escrita pelo renomado autor francês Florian Zeller, está em cartaz no Brasil desde 2016  e agora chega  ao público catarinense.

Num encontro de gerações, a montagem é  dirigida pelo filho de Fulvio  Léo Stefanini,  tem em cena o próprio diretor e os atores e atrizes   Carol Gonzalez, , Wilson Gomes, Lara Córdula e Carol Mariottini.  Encenado em mais de 30 países, o texto foi adaptado pelo próprio autor para o cinema em um filme de 2020, estrelado por Anthony Hopkins, que levou o Oscar nas categorias de melhor ator e roteiro adaptado.

O Pai conta a história de André, um idoso de 80 anos, rabugento, porém muito simpático e divertido. Quando a memória dele começa a falhar, a sua única filha vive um dilema: deve levá-lo para morar com ela e contratar uma enfermeira para ajudá-la a cuidar dele ou deve interná-lo em um asilo – para poder curtir a vida ao lado de seu novo namorado?

Com tom poético e um leve humor requintado, a peça trata desse tema comovente com leveza e sensibilidade, e nos convida a pensar sobre questões como a convivência familiar, o envelhecimento e as nossas escolhas na vida. Os ingressos estão  à  venda no site da  blueticket .

____________________________________________

DIVA DO FADO EM FLORIANÓPOLIS

Foto: Fernando Tomaz

Depois da turnê pelos EUA e Canadá, chegando em breve ao Brasil, a cantora fadista  Carminho traz o show  “Portugresa”, no dia 25 de setembro, para uma apresentação única no Teatro Ademir Rosa (CIC), e pela primeira vez em Florianópolis. Uma das cantoras mais celebradas mundialmente na tradição do fado, Carminho  é nascida em meio às guitarras e das vozes do fado. Começou a cantar aos 12 anos no Coliseu dos Recreios em Lisboa e já está em seu sexto trabalho.  “Portuguesa” conta com 14 composições feitas pela artista, fados tradicionais e originais. O novo álbum explora várias combinações sobre o aprofundamento e combinações do fado e como diz Carminho, ela move-se como peixe numa água que é sua. Além das músicas do novo trabalho, no show a cantora e compositora apresenta canções das variadas fases de sua carreira. “Portuguesa” recebeu a indicação ao Grammy Latino como melhor álbum de raízes em língua portuguesa. Os ingressos para o show já estão à venda no diskingressos.com.br .

____________________________________________

SB+EVENTOS COMEMORA 15 ANOS NO SHOW  DE ALCIONE

Alisson Barcelos e Alcione

Não formam uma dupla, mas bem que poderiam. A união de quem faz festa, Alisson Barcelos, com quem faz samba, Alcione.   A SB+ Eventos selou a celebração dos seu aniversário com 100 convidados, entre clientes e familiares, em camarote  especial  para apreciar o show  da  Alcione, na última sexta-feira, na Arena Opus.

Uma das principais produtoras de eventos corporativos de  Santa Catarina, a  SB+ Eventos está completando  15 anos. Atravessou a crise  da pandemia e  chegou ao patamar de  40 milhões  de reais em gestão e execução de orçamentos para eventos. A produtora que ao longo da sua história concentrou a realização dos seus projetos em Santa Catarina, hoje avança  divisas e até fronteiras. No último ano celebrou a realização do seu primeiro evento realizado fora do Brasil. Para 2024, a expectativa é crescer 30%, consolidar sua atuação fora de Santa Catarina e fortalecer a sua marca junto ao setor de saúde, com eventos científicos e summits nas áreas médicas e odontológicas, dentro e fora do país.

____________________________________________

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE JOINVILLE

Cena de “As quatro irmãs”, com Vera Holtz

Entre os dias 17 a 22 de junho acontece a 4ª edição do JIFF, Festival Internacional de Cinema de Joinville, um dos maiores do Sul do Brasil, em vários pontos da cidade do Norte catarinense, com entrada gratuita em todas as sessões. O festival tem produção da Cooperfilm Cine e direção de produção da Leste BR.

A abertura oficial será, na segunda-feira 17, a partir das 19h30 no Cine Mueller GNC, com a exibição do filme: “Foram os Sussurros Que Me Mataram”, com direção e roteiro de Arthur Tuoto, tendo no elenco Mel Lisboa e a joinvilense Carla Rodrigues, que irão estar presentes na sessão, além de Otávio Linhares e Patrick Sampaio.

Além do filme de abertura, vale o destaque nesta edição  do vídeo documental “As Quatro Irmãs” de Evaldo Mocarzel com a participação de Vera Holtz, que interpreta uma atriz que através do cinema decidiu resgatar a memória de sua família com as irmãs Teresa, Rosa e Regina, além do elogiado e premiado “Porto Príncipe”, longa da cineasta catarinense Maria Emília de Azevedo. Logo após a exibição do longa, que narra a história da chegada de imigrantes haitianos em Santa Catarina, haverá um masterclass com a diretora.

____________________________________________

“SERRANIAS” E OS LUGARES DO PLANALTO CATARINENSE

As paisagens do Planalto Serrano de Santa Catarina registradas pelo fotógrafo Beto Castro integram o fotolivro “Serranias” lançado ontem (terça-feira, 11/06 ), na Galeria de Arte  Helena Fretta. No espaço, uma exposição  mostra os trabalhos feitos pelo fotógrafo na Serra Catarinense.

O livro, com 184 páginas, apresenta belezas naturais da região, que impressiona pelas suas peculiaridades, como campos nativos ondulados cobertos pela grama verde,  florestas de araucária e rios caudalosos de águas límpidas. A fotografia de Beto Castro traz recortes e nuances que proporcionam uma viagem imaginária no tempo, registra e valoriza o modo de vida das pessoas, a paisagem natural e a arquitetura de fazendas centenárias da Serra Catarinense.

Lucila Horn, que fez a curadoria do fotolivro, destaca que o trabalho de Beto Castro propõe um retorno a lugares de memória a partir da poética fotográfica, e ao mesmo tempo compõe um acervo histórico e artístico importante para Santa Catarina. “Ao materializar este projeto num livro, o fotógrafo se alinha com os movimentos atuais de publicações (feiras, encontros, festivais) muito importantes na formação e difusão dos trabalhos fotográficos contemporâneos”, ressalta Lucila.

O livro terá  distribuição gratuita para escolas públicas, bibliotecas, centros culturais e entidades turísticas da região. Além disso, o estará  disponível em formato digital no website do fotógrafo (betocastro.com.br), e apresenta, como medida de acessibilidade, audiodescrição das imagens.

Fotografo Beto Costa

____________________________________________

DESAFIO  INCLUSIVO: DESENHO E POESIA

A Biblioteca Pública de Santa Catarina  abriu as inscrições para a quarta edição do Desafio inclusivo Desenho do Livro que eu Li e também para o Concurso de Poesias “Livros e memórias, poesias e histórias nas estantes das bibliotecas”.  Podem participar crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, que tenham ou não algum tipo de deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial), residentes em Santa Catarina. As inscrições seguem abertas até 8 de setembro no link https://forms.gle/qCHcJ1mPvyXcCCHi8.

O objetivo do desafio é oferecer às crianças participantes uma atividade lúdica on-line de incentivo à leitura. Os participantes podem se inspirar em algum livro que leram e que gostariam de representar em forma de desenho. O desafio é gratuito e recompensa a qualidade artística e a fidelidade do desenho ao livro escolhido pelo inscrito.

A modalidade é de desenho livre, inédito, sendo admitidas pinturas. Cada inscrito irá escolher um livro que leu e deverá desenhar algo relacionado à obra.

O objetivo é revelar e valorizar os autores catarinenses e suas obras, destacando o relevante papel desempenhado pelas bibliotecas na guarda e conservação da história e da cultura dos povos.

____________________________________________

Obrigado pela leitura e até a próxima semana.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: