A Globo criticou o boicote de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro à segunda rodada de entrevistas com candidatos à presidência da República. Ontem, 25, no início do especial Central das Eleições, na GloboNews, a jornalista Natuza Nery recordou convites feitos aos políticos e todos foram negados.
“Quando um candidato opta por não participar de uma entrevista, deixa de oferecer a você, eleitora e eleitor, o que é essencial em uma democracia: a informação. A nós, jornalistas profissionais, cabe fazer perguntas com isenção, com independência, que interessam ao público, para que ele possa se preparar para o momento do voto”, destacou a jornalista.
Sem Lula e Bolsonaro, o Central das Eleições contará apenas com as entrevistas de Simone Tebet (MDB), que aconteceu ontem, André Janones (Avante), nesta quarta-feira, 26, e Ciro Gomes (PDT), amanhã, 27.
Os líderes nas pesquisas também haviam ignorado os convites para as sabatinas conduzidas por Renata Lo Prete no podcast O Assunto, no mês passado.
Segundo o site Notícias da TV, a emissora teme que os políticos não aceitem ser entrevistados pelo Jornal Nacional, em programas previstos para serem exibidos a partir de 22 de agosto. Caso eles não compareçam, uma tradição de 20 anos do principal noticiário do país será quebrada.