Portal Making Of

Google e Projor lançam fundo de inovação contra a desinformação

Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e a Google News Initiative, iniciativa do Google de apoio ao jornalismo, abrem nesta terça-feira, 5, as inscrições para o projeto Codesinfo – Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online.

O programa visa apoiar as organizações selecionadas a desenvolver e testar projetos inovadores para combater a desinformação por meio da tecnologia. As descobertas e resultados vão ser compartilhadas com o ecossistema de notícias posteriormente para que possam ser replicadas por outras redações. Os projetos selecionados receberão um investimento de até 100 mil reais para implementar a solução.

Para enfrentar o problema da desinformação, jornalistas e organizações de notícias precisam inovar, experimentar novas ideias e encontrar soluções que usem as novas tecnologias a favor da informação qualificada“, diz Sérgio Lüdtke, Presidente do Projor e editor do Comprova, projeto de verificação de conteúdos publicados em redes sociais lançado em 2018, também com o apoio da GNI.

Qualquer veículo de comunicação brasileiro listado no Atlas da Notícia – o censo do Projor que mapeia a presença do jornalismo local – pode se inscrever. Serão elegíveis propostas para o desenvolvimento e implementação de sistemas, ferramentas, aplicações ou produtos jornalísticos que tragam soluções para o problema da desinformação em meios digitais. No ato da inscrição, os proponentes deverão descrever a ideia do seu projeto, apresentar um cronograma a ser cumprido em 7 meses e um orçamento básico para a implementação. Essas e outras informações sobre o processo de seleção podem ser consultadas no FAQ disponível no site do Codesinfo.

“O combate à desinformação online é um desafio que precisa ser enfrentado de forma multissetorial, com a união de esforços entre empresas de tecnologia, terceiro setor, governos e as empresas jornalísticas. O Codesinfo dá mais um passo nessa direção, estimulando a troca de conhecimento e o fortalecimento do ecossistema brasileiro de informações online“, afirma Marco Túlio Pires, líder do Google News Lab no Brasil.

As inscrições para o Codesinfo começam hoje, 05, e vão até 29 de janeiro de 2024. Para saber mais, acesse o site Link.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.