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Google retira mais de 201 milhões de anúncios no Brasil

Foto: Reprodução

Com novas políticas voltadas à segurança digital e reforçadas pelo uso de inteligência artificial, o Google retirou do ar mais de 201 milhões de anúncios no Brasil e 5,1 bilhões em todo o mundo, apenas em 2024. Os dados fazem parte do Relatório de Segurança em Anúncios de 2024, divulgado na terça-feira, 16, que detalha as estratégias da plataforma e traz 30 atualizações no sistema de fiscalização.

Entre os principais destaques do relatório está o número de contas suspensas por violação de políticas: foram 39,2 milhões no mundo todo, sendo 1,3 milhão apenas no Brasil.

Pela primeira vez, o Google também revelou quais foram as principais infrações cometidas por anunciantes brasileiros, como uso indevido de marcas registradas, deturpação de informações, publicidade irregular de jogos de azar, abuso da rede de anúncios e descumprimento de exigências legais locais.

Segundo a empresa, ao longo do ano passado, foram bloqueados ou restringidos anúncios em 1,3 bilhão de páginas de anunciantes. Em mais de 220 mil sites de publishers, foram aplicadas medidas de fiscalização amplas em nível de site.

Em outubro de 2022, a plataforma já havia lançado ferramentas de privacidade em anúncios para os usuários.

 

Barreiras implantadas com inteligência artificial

Grande parte dos resultados apresentados no relatório só foi possível com o apoio da inteligência artificial. A big tech afirma que os LLMs ajudaram a identificar de forma mais rápida e eficiente fraudes em anúncios e contas mal-intencionadas.

“No ano passado, lançamos mais de 50 aprimoramentos em nossos LLMs. Essas atualizações aceleraram investigações complexas, ajudando-nos a identificar agentes mal-intencionados e sinais de fraude — como informações de pagamento ilegítimas — durante a configuração da conta. Isso impediu que bilhões de anúncios que violavam as políticas fossem exibidos aos consumidores”, afirma o Google em nota.

A empresa também destacou a eficácia do seu programa de verificação de identidade de anunciantes, que já cobre mais de 200 países e territórios. Hoje, mais de 90% dos anúncios visualizados no Google são provenientes de anunciantes verificados.

Segundo o relatório, os modelos de IA também foram determinantes para identificar 97% das páginas de publishers que violavam as diretrizes da plataforma. “Além disso, também nos permitiu que os publishers monetizassem seu conteúdo mais rapidamente”, acrescenta a nota.

Outro ponto de atenção para o Google em 2024 foram os anúncios de personificação de figuras públicas gerados por inteligência artificial. A empresa montou uma equipe dedicada, com mais de 100 especialistas, para desenvolver contramedidas e atualizou sua política de deturpação, suspendendo contas envolvidas com esse tipo de fraude.

“Como resultado, conseguimos suspender permanentemente mais de 700 mil contas de anunciantes infratores. Isso levou a uma queda de 90% nos relatos desse tipo de anúncio fraudulento no ano passado”, conclui o comunicado.

 

*Texto do Portal Propmark

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