Portal Making Of

Governo de SC libera R$ 10 milhões para combate à dengue

Os municípios catarinenses contam agora com mais um reforço no atendimento à dengue. Foi publicada nessa quarta-feira, 29, a portaria que trata do custeio para ações de atenção à saúde destinada ao enfrentamento dos casos de dengue nos municípios catarinenses. O valor total que o Estado vai disponibilizar é de R$ 10 milhões.

“Esse incentivo financeiro vai fortalecer as ações de assistência e ajudar na organização da rede municipal. Vai ser possível, por exemplo, ampliar o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde, inclusive com abertura dos postos nos finais de semana e feriados”, explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Para ter acesso aos recursos, os municípios precisam atender os seguintes requisitos:

  • ser considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti conforme as definições da Estratégia Operacional para prevenção e controle da dengue;
  • ter uma taxa de incidência de dengue, neste ano, igual ou maior do que 50 casos por cem mil habitantes;
  • ter um decreto municipal vigente promulgando emergência em saúde pública por conta do aumento dos casos de dengue;
  • ter instituído um Centro de Operações em Emergências em Saúde (COE) municipal.

O incentivo financeiro será repassado mediante avaliação do Centro de Operações em Emergência em Saúde – Arboviroses (COE-ARB).

De acordo com o último informe, divulgado nessa quarta-feira, 29, o estado já registra mais de 25 mil focos do mosquito Aedes aegypti, em 215 municípios.

Já foram confirmados 4.769 casos de dengue. Desses total, a maioria (4.078) são autóctones (transmissão dentro do estado), identificados em 59 municípios. Dois municípios estão em situação de epidemia de dengue: Palhoça e Saudades. Isso significa que nessas cidades a taxa de incidência da doença já ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes.

Quatro óbitos de dengue já foram confirmados (dois em Palhoça, um em Florianópolis e um em Joinville). E outros quatro seguem em investigação.

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.