20.9 C
fpolis
20.9 C
fpolis
sexta-feira, 2 fevereiro, 2024

Guerra na Ucrânia completa 1 ano sem fim à vista

Reprodução
Últimas notícias

A Guerra na Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira, 24, sem um fim para o conflito à vista. Na madrugada do dia 24 de fevereiro de 2022, o exército russo começou a invasão ao território ucraniano, por ordens de Vladimir Putin, com o objetivo de conquistar o país vizinho.

Desde então, cerca de 300 mil pessoas perderam a vida. Dentre essas, 180 mil integravam o exército da Rússia e outras 100 mil as forças armadas ucranianas. Pelo menos 30 mil mortos são civis.

Além das vítimas fatais, a Organização das Nações Unidas (ONU), revelou que a guerra fez um número alto de refugiados: a estimativa era de que mais de 8 milhões de pessoas tiveram que deixar suas casas na Ucrânia e pedir abrigo em países que fazem fronteiras; outras 4 milhões são abrigadas em caráter temporário em outros países da Europa.

O presidente Volodymyr Zelensky gravou um vídeo à população divulgado nesta sexta no Facebook. Na mensagem, ele disse ter sido um “ano de dor, tristeza, fé e união” e afirmou que fará o possível para vencer o conflito em 2023.

“Somos fortes. Estamos preparados para tudo. Derrotaremos todos, porque somos a Ucrânia”, declarou ele.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Santa Catarina fecha 2023 com 62,7 mil empregos formais criados

Santa Catarina fechou o ano de 2023 com a criação de 62,7 mil empregos formais. O saldo positivo foi...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }