Portal Making Of

Havan é condenada em R$ 30 mil por coagir funcionária a votar em Bolsonaro

Edilson Rodrigues/Agência Senado

A empresa Havan foi condenada a indenizar em R$ 30 mil uma mulher que trabalhava na varejista em 2018 e se sentiu coagida a votar em Jair Bolsonaro, nas eleições presidenciais daquele ano, conforme as preferências do dono da companhia, Luciano Hang.

Conforme o site Metrópoles, a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região entendeu que o Hang induziu os empregados da rede a votarem em Bolsonaro em vídeo publicado no ano de 2018.

Em uma das gravações, Hang disse estar preocupado com os trabalhadores que planejavam em anular o voto. Ele, então, indica que, se seu candidato não tivesse vitória, ele “jogaria a toalha”. Em outro momento, ele dizia ainda que se Bolsonaro não ganhasse, o Brasil viraria uma “Venezuela”.

“Luciano Hang dirigiu-se diretamente a seus funcionários, com vistas à induzi-los a votar em seu candidato, eis que, do contrário, suas lojas seriam fechadas e todos perderiam seus empregos, conduta essa ilegal e inadmissível, à medida que afronta a liberdade de voto e assedia moralmente seus funcionários com ameaças de demissão”, escreveu a juíza Ivani Contini Bramante.

Ainda de acordo com a sentença, a auxiliar de vendas que processou a empresa relatou ter sofrido perseguição por parte de um superior, que fazia comentários e provocações e chegou a agredi-la com arranhões. A mulher disse ainda ter sido demitida após fazer um boletim de ocorrência.

Segundo o UOL, a empresa recorreu da decisão, que foi mantida pelo tribunal por entender que os direitos da funcionária foram violados.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O Brasil não é um país para amadores

O principal assunto do domingo foi a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por parte de manifestantes de

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Anselmo Prada

Leia mais

Vini Jr. é o novo embaixador de Gatorade

Vini Jr. é o novo embaixador de Gatorade. O jogador do Real Madrid, que disputa a final da Champions League contra o Borussia Dortmund no próximo sábado, 1º de junho,