A parceria entre a startup catarinense Meu Copo Eco e a cervejaria Heineken levou o conceito da sustentabilidade por meio do uso de copos reutilizáveis a pelos menos três grandes festivais nacionais: o Mita no Rio de Janeiro e São Paulo, ocorridos em maio e junho, e o MECA, em Brumadinho (MG), em agosto. A Heineken utiliza os copos fornecidos pela empresa sediada em São José nos eventos em que atua garantindo assim a eliminação dos chamados descartáveis.
Ao final de cada evento, os copos devolvidos pelo público são recolhidos, higienizados e devidamente armazenado pela Meu Copo Eco para utilizações em eventos futuros. Só nas duas edições do festival Mita foram devolvidos mais de 35 mil unidades. “No caso da Heineken, a Meu Copo disponibiliza um dashbord exclusivo para eles acompanharem online quantos copos eles têm em estoque, quantos saíram para eventos, quantos retornaram”, explica o sócio da startup, Martin Joufflineau.
A Meu Copo Eco é pioneira no Brasil na produção de copos reutilizáveis e personalizados e foi fundada em 2012. Já produziu cerca de 20 milhões de copos para atender aos mais de 30 mil clientes no país. Desde o início deste ano, a empresa está com uma nova sede, com 3 mil metros quadrados e com o dobro da capacidade de produção, em São José. Também planeja fechar o ano com um crescimento de 30% em volume de negócios.
A empresa oferece copos reutilizáveis e personalizados, disponíveis para compra ou aluguel pelos consumidores, que após o uso podem ser devolvidos para serem reutilizados novamente. A iniciativa conseguiu evitar o descarte de 5 bilhões de objetos descartáveis – média de um copo reutilizável evita o uso de cinco descartáveis, segundo os institutos Akatu e Menos 1 Lixo.
Programa de doação para projetos sociais
Uma proposta simples e que caiu nas graças do setor, já que os próprios eventos atestam a redução de até 80% no volume de material descartáveis. A startup também mantém um programa de doação de seus copos para escolas, Ongs, entidades ambientais e projetos sociais para difundir ainda mais os conceitos da sustentabilidade. Quase 100 projetos pelo país hoje fazem uso dos copos fornecidos gratuitamente pela startup catarinense.