O programa Amigos da Natureza, do iFood, que incentiva a redução de plástico no delivery, alcançou mais de 90% dos 300 mil restaurantes cadastrados na plataforma. Juntos, os estabelecimentos evitam que uma média de 130 toneladas de plástico de uso único sejam descartados todos os meses, o que representa mais de 1,5 mil toneladas do material desperdiçado por ano. Além do combate ao acúmulo de lixo plástico desnecessário, os negócios parceiros reduzem a compra de insumos desse material e ganham em visibilidade no aplicativo.
Na plataforma do iFood, um restaurante Amigo da Natureza é aquele que não envia descartáveis ou apenas o faz quando for solicitado. Como parte da iniciativa, a adesão ao programa pelo parceiro é automática. Para os restaurantes que não enviam talheres plásticos de qualquer forma, o consumidor não é impactado com nenhuma mensagem. Já para os casos de restaurantes com envio opcional, pode-se escolher receber ou não tais itens.
O consumidor do iFood também já participa em peso deste movimento de conscientização: 80% dos clientes preferem a opção “sem talher descartável”, quando perguntados e, com isso, reduzem o impacto negativo do plástico desnecessário no meio ambiente. Desde a criação da campanha Amigos da Natureza, em junho de 2021, mais de 360 milhões pedidos foram entregues sem estes itens plásticos de uso único.
De acordo com levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4º país que mais gera resíduos plásticos no mundo. Das mais de 13 milhões de toneladas produzidas ao ano, somente 150 mil toneladas são recicladas. A maior parte dessa produção vai parar em aterros sanitários, lixões e oceanos. Daí a importância de medidas de redução de consumo para que não haja descarte incorreto e prejudicial ao meio ambiente.
Para orientar e conscientizar os restaurantes, o iFood Decola, plataforma de educação para os parceiros do iFood, conta com uma trilha de conhecimento criada especialmente sobre o programa Amigos da Natureza, com dicas e instruções para que os estabelecimentos aprendam a tornar o seu negócio mais sustentável e usem a plataforma do iFood para levar essa mensagem aos clientes.
Ciente dos impactos que a cadeia do delivery gera no meio ambiente, o iFood assumiu compromissos públicos com relação à redução de plásticos. Por meio de iniciativas que contam com a participação de parceiros e consumidores, até 2025 a companhia pretende reduzir em 50% a porcentagem de plástico no delivery e destinar todo o restante para reciclagem.
Entre as ações da companhia para atingir o objetivo, está o incentivo a iniciativas inovadoras focadas no desenvolvimento de embalagens sustentáveis para o delivery. Em 2022, o iFood financiou a produção de cerca de 900 mil embalagens sustentáveis e em 2023, oferecerá diversas soluções para restaurantes, por meio do iFood Shop.